“Asteroide caveira” passará pela Terra próximo ao Dia das Bruxas

Aparentemente, até os objetos espaciais aderiram à moda de estarem devidamente trajados para comemorar o Dia das Bruxas. Astrônomos afirmam que o asteroide 2015 TB145, com formato que lembra uma caveira, passará próximo à Terra no dia 11 de novembro — nos Estados Unidos e em diferentes partes do mundo, o Halloween é comemorado no dia 31 de outubro.

O asteroide tem um tamanho entre 625 a 700 metros de diâmetro e apresenta as características “macabras” de uma caveira em determinadas condições de iluminação. O objeto espacial foi observado pela primeira vez em 2015, por cientistas da Universidade do Havaí.

De acordo com os pesquisadores, o asteroide manterá uma distância segura em relação à Terra durante sua passagem, ficando a 480 mil quilômetros de distância. Apesar disso, será possível observá-lo com a utilização de um telescópio simples.

A passagem do asteroide será uma oportunidade dos pesquisadores entenderem melhor suas características. Em uma análise prévia, astrônomos suspeitam que o 2015 TB145 seria um “cometa morto”. “Descobrimos que o objeto reflete cerca de 6% da luz que recebe do Sol”, escreveu o pesquisador Vishnu Reddy em comunicado. “Isso é mais brilhante que um comete típico, que reflete apenas de 3 a 5% da luz.”

Os cometas têm um núcleo composto de gelo (formado a partir de diferentes gases) e são formados por rochas e poeira espacial. Já os meteoros são pedras espaciais que têm elementos químicos originais da formação do Sistema Solar.

Em agosto de 2027, é provável que o “asteroide caveira” se aproxime ainda mais da Terra, chegando a uma distância de 383 mil quilômetros.

 

Ilustração do “asteroide caveira” (Fotos: Divulgação)

 

Fonte: Galileu

Scroll Up