23 abril, 2024

Últimas:

Assalto em Araçatuba: polícia apreende carro adaptado para carregar armamento de guerra capaz de derrubar helicóptero

Anúncios

Sete carros usados pela quadrilha que atacou três agências bancárias, em Araçatuba (SP), foram apreendidos na tarde desta segunda-feira (30) por policiais militares e civis. Os veículos estavam em uma mata que fica entre os municípios de Bilac e Gabriel Monteiro (SP).

De acordo com a polícia, entre os carros usados pelos criminosos está um veículo com vidro do passageiro adaptado para tiros serem disparados por armas de calibre .50, conhecido por ser capaz de derrubar helicópteros e ser restrito das Forças Armadas.

Anúncios

“O veículo é de grande porte. Possivelmente, eles deixaram um calibre.50, que é uma arma de guerra, fixado em um tripé. O buraco serve para colocar o cano arma para o lado de fora. Os bandidos conseguem atirar na de dentro do carro. Eles ficam protegidos porque o veículo é blindado. Nós encontramos munições de .50, .762. e .556”, afirma o capitão da PM Alexandre Tropaldi.

Bandidos fizeram um buraco no vidro para colocar fuzil em Araçatuba (Foto: Arquivo pessoal)

Ainda de acordo com a polícia, dos veículos encontrados, três foram roubados de moradores durante a fuga e havia um Porsche entre eles.

Anúncios

A polícia também encontrou próximo ao pedágio de Glicério (SP) um ônibus abandonado com tambores de gasolina. A suspeita é de que o combustível tenha sido usado pelos criminosos para atear fogos em veículos na Rodovia Marechal Rondon.

Buscas ainda são feitas para tentar encontrar os criminosos. O helicóptero Águia da Polícia Militar de São José do Rio Preto (SP) dá apoio à ocorrência. Até as 18h45, nenhum criminoso havia sido localizado pelas equipes.

Carros de luxo foram encontrados em mata  — Foto: Arquivo Pessoal
Carros de luxo foram encontrados em mata (Foto: Arquivo Pessoal)

O ataque

A quadrilha chegou por volta de meia-noite. Duas agências bancárias foram assaltadas. Em uma delas, que funciona como uma tesouraria regional, os criminosos tiveram acesso ao cofre subterrâneo. Na outra, a quadrilha atacou os caixas eletrônicos. A terceira agência foi apenas danificada.

Os criminosos renderam moradores e os usaram como “escudo humano” sobre os carros. Veículos foram queimados em vários pontos da cidade e da região para impedir a chegada da polícia.

A quadrilha usou drones para monitorar toda a ação, tanto na chegada na região central até a fuga pela zona rural da cidade.

Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública, 40 explosivos em 20 pontos da cidade foram deixados pela quadrilha. O Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) trabalha para desarmar as bombas.

Centro de Araçatuba (SP) amanheceu vazio nesta segunda-feira (30) — Foto: Reprodução/TV TEM
Centro de Araçatuba (SP) amanheceu vazio nesta segunda-feira (30) (Foto: Reprodução/TV TEM)

Várias ruas foram interditadas para evitar a circulação de pessoas, já que os artefatos estão equipados com sensores de proximidade, de acordo com a polícia.

Um desses explosivos deixou gravemente ferido um morador de 25 anos que passava de bicicleta por um dos pontos. A polícia não sabe se ele apenas se aproximou de uma dinamite ou se chegou a tocá-la, mas o artefato explodiu e atingiu o homem, que teve os pés amputados.

O crime também interferiu na vacinação contra a Covid-19, pois um dos pontos de imunização ficou fechado. Como no município fica a sede do Departamento Regional de Saúde (DRS), não houve a distribuição de vacinas e Birigui cancelou a vacinação nesta segunda-feira.

O prefeito de Araçatuba, Dilador Borges, suspendeu as aulas nas escolas municipais; escolas estaduais também cumpriram a medida.

Em nota, a Prefeitura de Araçatuba afirmou que o transporte público vai operar durante todo o dia, mas com alteração nas rotas para evitar o Centro da cidade.

O município também lamentou o ocorrido e se colocou à disposição das famílias das vítimas e de moradores que foram usados como reféns.

Equipes foram disponibilizadas para realizar atendimento psicológico por meio dos telefones (18) 3624-5565, (18) 3637-1050 e (18) 99607-3897.

O Centro de Referência e Apoio à Vítima (CRAVI ), entidade que atua em parceria com o Governo do Estado, também vai prestar apoio aos moradores pelos números (18) 3301-9751; (18) 9777-5771 e (18) 98143 -7074.

Até as 10h30, três suspeitos tinham sido presos e levados à delegacia da Polícia Federal.

Vítimas

Márcio Victor e Renato Bortolucci morreram em ataque de quadrilha a agências bancárias de Araçatuba (SP) — Foto: Arquivo pessoal
Márcio Victor e Renato Bortolucci morreram em ataque de quadrilha a agências bancárias de Araçatuba (SP) (Foto: Arquivo pessoal)

O personal trainer Márcio Victor e o comerciante Renato Bortolucci morreram na ação, além deles, um suspeito morreu na troca de tiros com a polícia, mas a identidade dele não foi informada.

Além dos mortos, cinco pessoas ficaram feridas, segundo boletim divulgado pela Santa Casa da cidade. Uma delas foi um rapaz de 25 anos que teve os dois pés amputados após acionar um explosivo.

Confira a situação dos feridos:

  • Homem de 28 anos: baleado no abdome. Quadro clínico dele é considerado estável;
  • Homem de 31 anos: baleado nos braços e no rosto. Quadro clínico dele é considerado grave;
  • Homem de 38 anos: baleado nas pernas, braços e de raspão na cabeça. Quando clínico dele é considerado grave;
  • Homem de 26 anos: ferido por explosivo. Teve os dois pés das mãos amputados. Quadro clínico dele é considerado grave;
  • Homem de 45 anos: baleado na região dos glúteos. Foi medicado e recebeu alta.

Fonte: G1

Últimas

Locação de imóveis usados em Botucatu e nas cidades da região tem alta em março, mostra pesquisa

23/04/2024

Anúncios O mercado de imóveis usados nas regiões de Bauru (SP) fechou o mês de março com alta...

Categorias