Anúncios
Falta cerca de um ano e meio para a Copa do Mundo de Futebol 2026, que será sediado em conjunto pelos Estados Unidos, Canadá e México. Centenas de seleções de todo o globo tentam garantir uma vaga no torneio mais esperado do futebol mundial – que são mais, com a expansão para 48 times.
As eliminatórias em cada confederação são uma batalha antes do grande torneio. Além disso, essa edição terá um formato expandido, o que aumenta ainda mais as possibilidades de acesso para os times ao redor do mundo.
Anúncios
América do Sul
As eliminatórias sul-americanas são as mais adiantadas. As seleções já disputaram 12 de 18 rodadas, e a campeã de 2022, Argentina, está bem colocada para garantir o acesso. Só há seis vagas diretas, e a disputa é grande, com margens muito curtas entre times em algumas posições da tabela, que promete manter a incerteza e o suspense até ao fim – e, quem sabe, pode usar seu código de indicação Betano 2025 para seguir todas as emoções e se envolver.
Anúncios
Os favoritos? Além da Argentina, na CONMEBOL o Brasil é um crônico candidato, apesar de dificuldades recentes. A Colômbia é outra seleção que costuma jogar bom futebol e não tem falhado as copas, tal como o Equador.
Poderá haver alguma surpresa? Com mais uma vaga direta, é possível, até porque times como o Chile ou o Peru não estão num bom momento. Cada jogo é crucial, e esperam-se emoções fortes até ao fim.
Europa
A UEFA, na Europa, é a confederação com mais vagas (16). Para 2026, estreia um novo formato de eliminatórias. A fase de grupos terá seis grupos de quatro times (seis rodadas) e seis grupos de cinco times (oito rodadas). Inclui ainda a possibilidade de apuramento por playoff.
Os primeiros colocados de cada grupo garantem o acesso direto à Copa do Mundo. E isso pode gerar surpresas em grupos com equipas menos habituadas a se apurarem.
Mas os maiores colossos do futebol europeu – e alguns deles do futebol mundial – têm um sorteio muito favorável, em que são grandes favoritos nos respetivos grupos. A vice-campeã França, a mítica Alemanha ou o crônico candidato Portugal são alguns dos times a seguir.
No playoff se apuram quatro equipes, e é de onde podem vir as maiores surpresas. Teremos estreantes europeus na Copa de 2026?
África
Em África, há nove grupos nas eliminatórias, em que o vencedor de cada um garante o acesso à Copa do Mundo FIFA 2026. Há grandes favoritos, que raramente falham, como Camarões, os semifinalistas de 2022 Marrocos ou Nigéria, mas também times que prometem surpreender.
Há mais vagas para o continente africano, e grupos sem um candidato claro pelo futebol praticado atualmente. Mas os segundos classificados podem também ter esperança: os quatro melhores vão aos playoffs, que definem quem vai lutar por uma vaga no playoff interconfederações.
As rivalidades acesas e peculiaridades do futebol africano prometem tornar esta uma das eliminatórias mais interessantes.
Ásia
O crescimento de vagas para a Ásia parece criar oportunidades para estreias na Copa. Os crônicos candidatos (Austrália, Coreia do Sul, Irã e Japão) podem ter companhias menos habituais de sua confederação.
Com dois classificados diretos em cada grupo da terceira ronda, há toda a probabilidade de existirem regressos depois de muitos anos ou estreias – Uzbequistão, Emirados Árabes Unidos, Indonésia, Iraque, Jordânia e Omã são alguns exemplos.
Mas haverá ainda mais duas vagas a atribuir numa quarta ronda, além da possibilidade de um nono apurado através dos playoffs interconfederações.
Oceânia
Pela primeira vez, a Copa do Mundo 2026 terá, de certeza, um representante da Oceânia saído das eliminatórias da OFC – a Austrália está na confederação asiática.
O vencedor do apuramento da Oceânia garante uma vaga direta no Mundial do próximo ano, sendo a Nova Zelândia a grande favorita. Os outros times são Fiji, Nova Caledónia e Taiti.
O vencido na final da confederação disputa um playoff intercontinental… pelo que podem existir até três times da Oceânia geográfica se Austrália se apurar na confederação asiática!
Conclusão
Com tantas seleções de alto nível e um formato expandido, o caminho para o Mundial de Futebol 2026 está mais dinâmico e empolgante do que nunca. Quem sairá vitorioso e garantirá sua vaga para representar seu país neste evento histórico? A resposta será dada nos próximos meses de intensas s eliminatórias.