26 abril, 2024

Últimas:

Artigo: Renascem a Maternidade e a DRS Botucatu – Por Dr. André Balbi

Anúncios

Duas excelentes notícias cercaram nossos dias atuais, envolvendo a saúde de Botucatu e de nosso HC.

Numa manhã fomos acordados pelo Diário Oficial do Estado de São Paulo informando sobre o Decreto da criação da Diretoria Regional da Saúde XVIII (DRS-XVIII), tendo Botucatu como sede. Ou seja, se tudo correr bem, em breve seremos novamente sede de uma região de saúde que envolve as cidades de Botucatu, Jaú e Avaré, ente outras.

Anúncios

Nada mais merecido para quem perdeu sua DIR há alguns anos, mesmo tendo o maior hospital de atendimento terciário e quaternário de toda região que é o HCFMB. Era como se tivéssemos uma grande e confortável casa vazia e ficássemos hospedados em uma casa menor, mais apertada e desconfortável.

Poucas manhãs depois estávamos no Hospital Estadual de Botucatu (HEBo) inaugurando a nova maternidade para gestantes de baixo risco daquele hospital, que é voltado para o atendimento secundário, que tanto falta por aqui, provocando enormes filas no HC.

Anúncios

Gestação de mais de 6 anos, finalmente esta maternidade vai poder atender gestantes de Botucatu e região em tempo integral com equipe médica e multiprofissional e de forma digna, segura e humanizada. Desta forma estamos preenchendo uma lacuna existente em Botucatu desde que a antiga maternidade do Hospital Sorocabano fechou pouco antes do encerramento das atividades do próprio hospital.

Mas o que há em comum nestas duas notícias, além de serem muito boas notícias?

Entendo que elas fazem parte da nova fase que o HC está vivendo, valorizando o funcionário que se doa ao trabalho, o que gera uma dedicação e envolvimento muito importantes. A maternidade surgiu do nada e em 15 dias estava pronta para receber sua primeira gestante.

Além disso, preciso destacar ainda a participação mais que adequada de algumas figuras públicas que muito nos ajudaram, tais como o deputado Fernando Cury, o prefeito Pardini, o diretor da Faculdade de Medicina de Botucatu, Prof. Pasqual Barretti e o secretário adjunto da saúde, Prof. Rugolo. E outras, muitas outras pessoas envolvidas neste processo, estimulante e desafiado.

Como eu disse em outra ocasião, alguma coisa boa está acontecendo no HC de Botucatu nos dias de hoje e é bom que todos saibam o que é.

* Dr André Balbi é médico nefrologista, professor adjunto de Nefrologia da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB) e atual Superintendente do HCFMB.


Jornal Leia Notícias

Últimas

Botucatu: Vigilância Ambiental em Saúde divulga agenda de nebulização contra o mosquito da dengue para a próxima semana

26/04/2024

Anúncios Em mais uma ação de combate ao mosquito Aedes aegypti, a Vigilância Ambiental em Saúde...

Categorias