28 março, 2024

Últimas:

Artigo: Pólo Cuesta: Parceria de 12 cidades com objetivo de desenvolver o turismo regional – Por Andréia Seullner

Anúncios

O Pólo Regional de Desenvolvimento Turístico – Pólo Cuesta é uma parceria entre 12 cidades do Centro Oeste Paulista, unidas com o objetivo de desenvolver o turismo regional de forma sustentável, promover, preservar e resgatar suas riquezas naturais, culturais, históricas e arquitetônicas.

A região é decorada pela Cuesta, cenário exótico de clima agradável que revela formações rochosas de rara beleza, ideal para a prática de esportes de aventura, ecoturismo, lazer e turismo para a melhor idade.

Anúncios

O Pólo Cuesta é um consórcio turístico criado em 2001, como associação sem fins lucrativos, sendo considerado um projeto pioneiro no Estado de São Paulo, pela sua união, administração, organização e sobretudo a integração entre os municípios envolvidos, através de seus agentes políticos, secretários de turismo e empresas do segmento. Ele é composto por Anhembi, Areiópolis, Avaré, Barra Bonita, Bofete, Botucatu, Conchas, Itatinga, Paranapanema, Pardinho, Pratânia e São Manuel.

O Mapa Turístico do Estado de São Paulo passa por uma atualização de dois em dois anos e o Consórcio do Pólo Cuesta se antecipou ao conceito defendido pelo Ministério do Turismo de trabalhar roteiros conjuntos. Além de ser considerado um dos mais bem organizados com portal eletrônico próprio, o Pólo Cuesta também possui um roteiro de cicloturismo que possibilita ao turista percorrer de bike os 12 municípios no trajeto total de 520 km.

Anúncios

Saiba mais – A região do Pólo Cuesta também é contemplada pelo Aquífero Guarani, considerado a principal reserva subterrânea de água doce do planeta, cuja recarga é feita na região da Cuesta. O Aquífero Guarani ocupa uma área total de 1,2 milhões de km2, estendendo-se pelo Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina; estando 2/3 da área total no Brasil, abrangendo os estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Outras informações podem ser obtidas em www. polocuesta.com.br.

* Andréia Seullner é jornalista formada pela Universidade Sagrado Coração, pós-graduada em Comunicação nas Organizações e atuou por oito anos na Secretaria de Comunicação de Botucatu.

Últimas

Categorias