19 abril, 2024

Últimas:

Artigo: Momentos de Paz – Por Dr. Francisco Habermann

Anúncios

Vivemos momentos agitados atualmente. Os últimos acontecimentos no Brasil assustam e nos levam a refletir. Mas há outros momentos movidos pela paz e pelo otimismo, felizmente. Estudiosos da atualidade avaliam que o mundo está em transição. Esclarecem que há emergência na adoção de novos valores em nossa conduta pessoal e coletiva.

Teremos que remodelar pensamentos, rever valores já conhecidos desde o século XVIII com o Iluminismo, baseado na razão, na ciência e no humanismo. Descrevo para o leitor avaliar os caminhos da paz. Um desses autores é o pesquisador canadense Steven Pinker que lançou seu mais recente livro no Brasil, “O Novo Iluminismo” (Companhia das Letras, 2018).

Anúncios

Seus estudos indicam que, apesar das aparências, o mundo vem melhorando progressivamente e que nunca houve período de tantos avanços para o bem da humanidade como agora. Segundo o autor, tudo vai bem e ficará ainda melhor. Um otimista, claro. Para mim, essas conclusões significaram alento, pois guardo comigo sinais de felicidade a partir da oportunidade de ter vivido na segunda metade do século passado e até hoje.

Com meus contemporâneos, transpusemos fases, das agruras e dificuldades até as comodidades modernas. Foi uma experiência emocionante desde a infância, em Leme-SP. Falar disso é quase como uma oração de agradecimento. A vivência, a família e o trabalho em Botucatu-SP se inserem nessa prece íntima. Confesso que a abordagem do tema me foi induzida pela beleza e entusiasmo contagiante do brilhante desfile dos alunos do Núcleo Assistencial “Joanna de Ângelis”, desta cidade, na data cívica da Independência.

Anúncios

Os integrantes daquela escola, incluída a bela apresentação dos músicos do Projeto Musicalizando, expressaram ali aqueles valores que tanto procuramos na vida, desviando dos atalhos. Anunciaram com otimismo os verdadeiros caminhos da paz no Brasil multicolorido da coreografia apresentada. Engrandeceram nossa pátria, renovando valores humanísticos, nobres e éticos, anunciados há séculos. Trouxeram paz e esperança aos nossos corações. Parabéns a todos os otimistas esclarecidos!

* Dr. Francisco Habermann é ex aluno da 1ª. Turma de Medicinada FCMBB, docente aposentado da atual FMB-UNESP. Professor da Faculdade de Medicina da Unesp de Botucatu

Últimas

O Banco Popular lança uma nova campanha ‘We Follow Your Rhythm’ e introduz a marca sonora

18/04/2024

Anúncios Porto Rico é uma reconhecida plataforma global de talentos musicais, com uma variedade de ritmos...

Categorias