Anúncios
Mais um Natal passando pelos nossos olhos e mais uma vez nos deparamos com mensagens bonitas vindas de nossos amigos, reais ou virtuais. Tempo de refletir, tempo de esperar. Esperar a colheita do que se plantou, observar os frutos gerados neste processo de envelhecimento e de amadurecimento que a vida nos impõe.
Das mensagens que li, uma me chamou a atenção em particular. Enviada pela Keith, diretora dos Pronto Socorros municipais de Botucatu, esta mensagem fala dos nossos pedidos que são atendidos diariamente sem a gente valorizar. Texto para uma reflexão se o que esperamos receber não está muito distante do que a vida pode nos oferecer. Ou se o que estamos recebendo não é muito mais do que merecemos ou, ainda, se estamos recebendo o que merecemos.
Anúncios
Por falar nos Pronto Socorros adulto e infantil, unidades que administramos em conjunto com a Prefeitura Municipal de Botucatu e de importância estratégica assistencial única, renovamos o convênio HC-PMB por mais um ano.
Vamos manter esta gestão compartilhada que a cada ano vai se aperfeiçoando e cuja transparência fez com que o Tribunal de Contas nada apontasse em sua avaliação anual recente.
Anúncios
Apesar das críticas que recebemos nas redes sociais, que cada vez mais se resumem a situações facilmente evitáveis se houvesse melhor relação médicos-assistentes da saúde-pacientes, podemos dizer que Botucatu tem um atendimento de urgência e emergência exemplares, muito superior a cidades maiores de nossa região como Bauru e outras mais distantes.
Nossa porcentagem de erros e reclamações é muito pequena quando comparada a outras unidades semelhantes. O desafio maior agora é aumentar nossa eficiência sem aumentar nossos custos. Gestão, orçamentação e produtividade individual são as ações que deveremos exercer muito no próximo ano.
Talvez o texto da Keith nos mostre um pouco do que ela recebe diariamente, sem precisar pedir nada no Natal.
O trabalho decente e honesto que estão realizando, a confiança na equipe que integra, planos futuros para melhorar seu local de trabalho e uma grande vontade de fazer, modificar, melhorar. Tudo isto sem nada pedir mas muito a agradecer.
** Dr André Balbi é médico nefrologista, professor associado de Nefrologia da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB) e atual Superintendente do HCFMB.