25 abril, 2024

Últimas:

Artigo: Fotografia Publicitária – Por Gui Garcia

Anúncios

A fotografia publicitária é um estilo de fotografia produzida para a divulgação de um produto, serviço ou ideia. Ela trabalha o apelo visual e serve para ajudar no processo de “venda” dessa campanha, que pode conter peças impressas e/ou digitais.

A primeira parte desse processo é o roteiro e briefing (conjunto de informações e instruções) da campanha que vai dar um direcionamento ao fotógrafo e toda a equipe. Normalmente o briefing para o fotógrafo vem do diretor de arte da agência. Com todas as informações em mãos começa o processo de preparação, onde entra a escolha de locação, cenário, contratação de modelos, profissionais de cabelo e maquiagem, entre outros.

Anúncios

É comum durante a criação o fotógrafo reunir algumas referências para direcionamento do trabalho, fotos que podem dar ideias de iluminação, cenário, montagem, “mood”. Com tudo planejado vem a captação das imagens, de preferência após alguns testes sem os modelos para adiantar a configuração de iluminação, cor, câmera, etc.

Após a captação das imagens é realizado uma seleção bem detalhada das imagens que melhor representam a campanha. Agora é hora da edição.

Anúncios

Primeiro uma edição para alinhar iluminação, cor, correções de lente, que a maioria dos fotógrafos fazem em um software chamado Adobe Photoshop Lightroom (Camera Raw), e depois vamos ao conhecido Adobe Photoshop, para os retoques. Fotografia publicitária tem muitos retoques, são imagens que devem ser “perfeitas” para melhor representar a empresa ou produtos e serviços. Por fim esse trabalho vai para a agência para a criação das peças publicitárias e depois para o aceite do cliente. Só após o aceite é que são veiculadas nos canais escolhidos.

O caminho é longo, mas quando bem feito geram campanhas maravilhosas e trazem muito retorno às empresas

 * Gui Garcia é fotógrafo, professor e administrador.

Fonte: Jornal Leia Notícias

Últimas

A próxima era da transformação digital: Generative AI e Laserfiche 12 na Conferência Empower 2024

25/04/2024

Anúncios Preparar as organizações para a próxima fase da transformação digital impulsionada pela IA está na...

Categorias