Anúncios
Eu vi a mulher preparando outra pessoa, o tempo parou pra eu olhar para aquela barriga. A vida é amiga da arte… são versos compostos por Caetano Veloso que me fizeram hoje, ao ouvir esta canção chamada Força Estranha, imaginar um lindo cenário, onde se destacavam uma mulher grávida em um fundo preto.
Fiquei pensando no que sentem as mulheres durante a gravidez. A sensação de estar criando uma pessoa dentro de outra deve ser única e irreprodutível. E esta nova pessoa acaba sendo criada em tão poucas semanas e de forma tão espetacular e comum que muitas vezes esquecemos da beleza de como ela ocorre.
Anúncios
A gravidez é um dos momentos em que a vida mostra como consegue ser mais perfeita que qualquer arte. Mesmo a Pietà de Michelangelo nunca será tão bela como uma pessoa criada na barriga de outra.
E criando uma vida dentro da outra, a mulher vai encurtando seus vestidos a cada semana. Vai também alargando seus passos, caindo com mais frequência, esbarrando nos móveis da casa e nas pessoas próximas, raciocinando com mais lentidão, aumentando o peso rapidamente e as pernas pesando cada vez mais. São as inevitáveis recomposições corporais.
Anúncios
O tempo não para e no entanto ele nunca envelhece, diz Caetano Veloso na mesma música. Atrevo-me a dizer que, além de não envelhecer, o tempo é capaz de rejuvenescer pessoas. O tempo rejuvenesce as mulheres através de seus filhos, criados em suas barrigas. Não haveria rejuvenescimento sem a gestação.
Digo isto após associar a música que ouvi hoje à reunião que tive ontem com a enfermeira Karen, uma das minhas diretoras mais inquietas, ativas, exigentes e integradas nesta gestão do HC. No momento Karen está muito ocupada, construindo a Catarina que, em breve, estará entre nós.
Enquanto Catarina não vem, tento pensar em novos versos desta canção, mas somente seu final me bate fortemente: Por isto esta força estranha no ar.. Por isto esta voz tamanha….
Dr. André Balbi é médico nefrologista, professor associado de Nefrologia da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB) e atual Superintendente do HCFMB.
* Os artigos publicados não refletem, necessariamente, a opinião do Jornal Leia Notícias.