Anúncios
Chamo de condição humana as surpreendentes atitudes que tomamos frente a situações inusitadas. Quando chega o medo da perda, a possibilidade da exclusão ou o recuo de algum benefício próprio ou de nosso grupo somos capazes de ações que nos aproximam da irracionalidade. Chegamos então diante da nossa condição humana.
Mas esta condição humana tem outros ângulos também surpreendentes. É quando fazemos dela uma ação positiva, um ganho e não uma perda ou uma perda compreendida como possível. É quando procuramos agregar e não segregar.
Anúncios
Dirigindo este universo local de diversidades que é o HC, nos deparamos, muitas vezes, com as diferentes faces da condição humana. E é energizante quando presenciamos atitudes coletivas e espontâneas como, por exemplo, as do Colégio Embraer, ocorridas nos últimos dias.
Desde dezembro passado, estamos trabalhando no projeto “Ilumina HC”, um conjunto de ações solidárias que visam obter recursos financeiros para a troca das lâmpadas do HC por lâmpadas de LED, o que vai nos proporcionar grande economia financeira e de energia.
Anúncios
À frente desta iniciativa está a Dra. Érika, nossa Diretora de Assistência e toda sua equipe.
Recentemente pensamos em levar este projeto para as escolas. E o Colégio Embraer nos surpreendeu decidindo, segundo Luciano, seu coordenador pedagógico, sensibilizar os alunos para a causa e lançar uma gincana criativa sobre separação de resíduos nas residências para venda em cooperativas locais. Dessa forma, segundo ele, estariam ajudando o meio ambiente e o HC.
E desta ideia incrível de cidadania, foram coletados 184 kg de alumínio, 55 kg de plástico, 343 kg de sucata (metais), 176 kg de papel e 154 kg de
papelão. A venda desses materiais possibilitou a doação de R$1.066,00 ao HC, o que equivale à compra de 53 lâmpadas de LED para o Hospital.
Meninos e meninas vendendo lixo reciclável para comprar lâmpadas para o HC economizar e possibilitar que esta economia melhore o atendimento de seus verdadeiros donos que é a população, incluindo estes meninos e meninas.
Colégio Embraer: bravo!!!
**Dr André Balbi é médico nefrologista, professor adjunto de Nefrologia da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB) e atual Superintendente do HCFMB.