Anúncios
Ainda sob os efeitos do banho de orgulho que recebemos ao saber que o HC de Botucatu foi o terceiro hospital público do Estado de São Paulo em número de atendimentos no primeiro semestre de 2019, segundo levantamento do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE), fico pensando na importância deste fato.
O TCE é um do mais rigorosos órgãos fiscalizadores da gestão pública no Estado de São Paulo e, na última semana, divulgou em seu site dados obtidos junto aos mais de 150 hospitais auditados por ele no primeiro semestre de 2019. Estes dados mostram que o HCFMB foi o terceiro maior hospital em número de atendimentos e procedimentos (mais de 1,9 milhões), estando muito próximo do segundo colocado (HC da Unicamp – Campinas, com 2 milhões) e do HC de São Paulo (mais de 4 milhões de atendimentos).
Anúncios
Fico pensando como que um hospital, embora grande mas encravado em uma cidade ainda pequena quando comparada com cidades como São Paulo, Campinas ou Ribeirão Preto, pode atender mais de 1,9 milhões de pessoas em 6 meses. E isto em um período em que nossos recursos humanos e nosso orçamento não aumentaram proporcionalmente ao crescimento da nossa assistência.
A resposta é simples. Temos gente envolvida com esse hospital, que veste a camisa do HC e que briga por ele, que se doa a esta entidade que atende e ajuda tantos doentes. Gente que não tem vergonha de pedir, doar-se, esforçar-se além de seus limites e trabalhar duro, muitas vezes sem o reconhecimento adequado e justo, para atender a quem nos procura. E esta gente, mais do que qualquer equipamento ou tecnologia de ponta, é que faz nossa diferença.
Anúncios
Cabe a nós, que trabalhamos para o HC e pelo HC e ocupando qualquer posição neste hospital, desde aquele que o abre pela manhã até aquele que o fecha a noite, como se fosse possível manter este gigante dormindo durante algum período, manter esse crescimento de forma ética, organizada e humanizada.
Cabe a mim, que nunca imaginou estar à frente do hospital que me fez médico, principalmente neste momento de destaque, agradecer pela ajuda e confiança de todos.
**Dr André Balbi é médico nefrologista, professor associado de Nefrologia da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB) e atual Superintendente do HCFMB.