29 março, 2024

Últimas:

Artigo: Atenção com os suplementos alimentares! – Por Franz Burini

Anúncios

Olá leitores, espero que estejam bem e cuidando da saúde para não terem que, em futuro próximo, cuidar de alguma doença. Não se esqueçam: dieta e exercício são alicerces para tal!

Ouvimos bastante coisa sobre suplementos alimentares e possíveis melhoras na saúde e desempenho, e até no tratamento de algumas doenças. Vale sempre lembrar que inúmeros estudos científicos associam uma alimentação balanceada / equilibrada, como suficiente para suprir as demandas do nosso organismo no dia a dia. Situações específicas podem ser melhoradas, com abordagens nutricionais devidamente contextualizadas, como nos casos de doenças cardiovasculares, excesso de peso, diabetes e colesterol elevado. Uma dieta rica em fibras, como verduras e legumes, porções adequadas de frutas e limitações na ingestão de gorduras e carboidratos simples (açúcares, doces e farinhas industrializadas) apresentam repercussões favoráveis na prevenção destas doenças citadas.

Anúncios

Quando falamos de suplementos alimentares, não podemos esquecer que trata-se de nutrientes específicos, que possam estar deficitários na dieta de um indivíduo, e que dificilmente um suplemento possa substituir uma refeição / padrão nutricional de boa qualidade.

Atenção especial aos suplementos com apelos milagrosos, como coadjuvantes em processos de emagrecimento, controle do apetite e estimulantes da musculatura esquelética (hipertrofia). Apesar de uma das legislações mais exigentes do mundo (Anvisa), encontra-se no mercado estes suplementos com a presença de substâncias muitas vezes ilícitas (contaminantes), como derivados de anfetaminas e hormônios. Com apelos estéticos, a repercussão pode ser deletéria à sua saúde. Portanto, meus prezados leitores, a devida orientação profissional competente pode otimizar sua alimentação cotidiana, além de indicar, quando necessário, os melhores nutrientes / suplementos conforme seus objetivos e possíveis fatores de risco.

Anúncios

Caso tenham alguma dúvida, o serviço de Medicina Esportiva do nosso HC conta com equipe multiprofissional e está de portas abertas para possíveis esclarecimentos.

Não se esqueça, viabilize e administre seu tempo para acrescentar a prática de exercícios físicos na sua rotina, para que em futuro próximo não tenha que obrigatoriamente achar tempo para cuidar de doenças.

Forte abraço e até a próxima!

 

**Dr. Franz Burini é médico do esporte do HC UNESP, proprietário da Clínica Corpore Sano e consultor do Comitê Olímpico Internacional, CBF, UFC, Confederação Brasileira de Surf e do programa Bem Estar da Rede Globo.

 

* Os artigos publicados não refletem, necessariamente, a opinião do Jornal Leia Notícias.

Jornal Leia Notícias

Últimas

Botucatu: Obituário 29 de março de 2024

29/03/2024

Anúncios Alzira de Jesus Covas – 87 anos Sepultamento Cemitério Jardim 30/03/24 Velório Complexo Funerário Anúncios...

Categorias