29 março, 2024

Últimas:

Artigo: Alimentação Infantil – Por Tamiris Oliveira

Anúncios

A alimentação é algo que sempre gera muitas dúvidas aos pais. Saiba que a família tem um papel fundamental nos hábitos das crianças. As crianças se espelham nos adultos. Então, bons hábitos, como comer a mesa, sem distrações, como a televisão e celular, disponibilidade de legumes, verduras e frutas, devem ser incentivados.

Convidar os filhos para participarem do preparado das refeições também pode ser um ótimo aprendizado. Aproveite para mostrar as texturas, cores e aromas de cada alimento. A rejeição a alguns alimentos é comum, variar a forma de preparo pode ser uma boa alternativa. Uma preocupação atual é o aumento do número da obesidade infantil. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que 41 milhões de crianças menores de 5 anos sejam obesas ou estejam com sobrepeso no Mundo.

Anúncios

A obesidade é um fator de risco para desenvolvimento de doenças cardiovasculares e diabetes. A oferta de alimentos altamente calóricos, ricos em gorduras, açúcares e sal, e a inatividade física, são apontadas como as principais causas da obesidade infantil.

A seguir, vou dar 4 opções de como montar uma lancheira saudável, fugindo dos industrializados, e duas receitas para auxiliar nesse processo:

Anúncios

  • 1) ovo cozido e suco de laranja com cenoura;
  • 2) água de coco, pão integral com patê de beterraba e banana;
  • 3) muffin integral de banana e maçã, iogurte integral e uvas;
  • 4) torradas com queijo e suco de melancia;

Receita do Muffin integral de banana e maçã:

2 ovos

2 colheres de sopa de manteiga

2 bananas prata maduras

1 maçã grande

1 xícara de farinha de trigo integral

1 xícara de farinha de aveia

1 colher de sopa de fermento em pó

Bata no liquidificador os ovos, a manteiga, a casca da maça e a banana. Despeje em uma vasilha, e misture as farinhas, mexendo bem. Por último, acrescente o fermento e a maçã ralada. Coloque em forminhas untadas no forno por aproximadamente 30 minutos.

Patê de beterraba

1/2 beterraba cozida

1/3 de ricota (150 gramas)

½ colher de café de sal 2 colheres de sopa de azeite

1 colher de sopa de suco de limão

Após cozinhar a beterraba, espere esfriar e bata no liquidificador com a ricota e os demais ingredientes.

**Tamiris Oliveira é nutricionista formada pela Unesp de Botucatu. Informações e consultas 997262428 Edifício Home Trade Center Convênios: Prever, Unimed, Bradesco Saúde, ASU e Sabesprev

Jornal Leia Notícias

Últimas

Palmeiras vence Novorizontino e vai à final do Paulistão

28/03/2024

Anúncios Nesta quinta-feira, o Palmeiras venceu o Novorizontino em seu retorno ao Allianz Parque e avançou à final...

Categorias