Arqueólogos encontram cabeças de deuses gregos em sítio na Turquia

Arqueólogos da Turquia encontram estátuas de duas cabeças de deuses gregos em um sítio arqueológico no oeste do país, informou a Universidade Kütahya Dumlupınar.

As escavações aconteceram no sítio arqueológico de Aizanoi – assentamento com mais de 5 mil anos –, e revelaram, no fim de outubro, estátuas de Afrodite e Dionísio.

Estátua de Dionísio descoberta em sítio arqueológico da Turquia em outubro de 2021 — Foto: Reprodução/Universidade Kütahya Dumlupınar
Estátua de Dionísio descoberta em sítio arqueológico da Turquia em outubro de 2021 (Foto: Reprodução/Universidade Kütahya Dumlupınar)

Os artefatos descobertos ilustram dois deuses pertencentes ao panteão grego. Afrodite é a deusa do amor e da beleza e Dionísio o deus do vinho.

O coordenador do sítio arqueológico, o professor Gökhan Coşkun da Universidade Kütahya Dumlupınar, disse em entrevista à agência Anadolu que 100 pessoas estiveram envolvidas na descoberta.

Cabeça de Afrodite em meio às escavações no oeste da Turquia — Foto: Reprodução/Universidade Kütahya Dumlupınar
Cabeça de Afrodite em meio às escavações no oeste da Turquia (Foto: Reprodução/Universidade Kütahya Dumlupınar)

“Essas são descobertas importantes porque mostram que os cultos politeístas da Grécia Antiga seguiram existindo por anos e não se perderam durante o Império Romano”, disse Coşkun.

O pesquisador disse também que as escavações parecem revelar que havia uma oficina de estátuas em operação na região explorada.

Arqueólogo escava estátua de Afrodite em sítio arqueológico turco — Foto: Reprodução/Universidade Kütahya Dumlupınar
Arqueólogo escava estátua de Afrodite em sítio arqueológico turco (Foto: Reprodução/Universidade Kütahya Dumlupınar)

A cidade de Aizanoi, a cerca de 300 quilômetros de Istambul, é bastante conhecida por abrigar um templo antigo erguido para Zeus, o deus dos deuses.

A área explorada foi indicada em 2012 para a lista de patrimônio da Unesco e está sob avaliação da agência das Nações Unidas. Ela faz parte do território que pertenceu aos gregos na Antiguidade.

Fonte: Yahoo! – Foto: Reprodução/Universidade Kütahya Dumlupınar

Scroll Up