16 abril, 2024

Últimas:

Arqueólogos encontram cabeças de deuses gregos em sítio na Turquia

Anúncios

Arqueólogos da Turquia encontram estátuas de duas cabeças de deuses gregos em um sítio arqueológico no oeste do país, informou a Universidade Kütahya Dumlupınar.

As escavações aconteceram no sítio arqueológico de Aizanoi – assentamento com mais de 5 mil anos –, e revelaram, no fim de outubro, estátuas de Afrodite e Dionísio.

Anúncios

Estátua de Dionísio descoberta em sítio arqueológico da Turquia em outubro de 2021 — Foto: Reprodução/Universidade Kütahya Dumlupınar
Estátua de Dionísio descoberta em sítio arqueológico da Turquia em outubro de 2021 (Foto: Reprodução/Universidade Kütahya Dumlupınar)

Os artefatos descobertos ilustram dois deuses pertencentes ao panteão grego. Afrodite é a deusa do amor e da beleza e Dionísio o deus do vinho.

O coordenador do sítio arqueológico, o professor Gökhan Coşkun da Universidade Kütahya Dumlupınar, disse em entrevista à agência Anadolu que 100 pessoas estiveram envolvidas na descoberta.

Anúncios

Cabeça de Afrodite em meio às escavações no oeste da Turquia — Foto: Reprodução/Universidade Kütahya Dumlupınar
Cabeça de Afrodite em meio às escavações no oeste da Turquia (Foto: Reprodução/Universidade Kütahya Dumlupınar)

“Essas são descobertas importantes porque mostram que os cultos politeístas da Grécia Antiga seguiram existindo por anos e não se perderam durante o Império Romano”, disse Coşkun.

O pesquisador disse também que as escavações parecem revelar que havia uma oficina de estátuas em operação na região explorada.

Arqueólogo escava estátua de Afrodite em sítio arqueológico turco — Foto: Reprodução/Universidade Kütahya Dumlupınar
Arqueólogo escava estátua de Afrodite em sítio arqueológico turco (Foto: Reprodução/Universidade Kütahya Dumlupınar)

A cidade de Aizanoi, a cerca de 300 quilômetros de Istambul, é bastante conhecida por abrigar um templo antigo erguido para Zeus, o deus dos deuses.

A área explorada foi indicada em 2012 para a lista de patrimônio da Unesco e está sob avaliação da agência das Nações Unidas. Ela faz parte do território que pertenceu aos gregos na Antiguidade.

Fonte: Yahoo! – Foto: Reprodução/Universidade Kütahya Dumlupınar

Últimas

Nova pesquisa revela que 83% das cadeias de suprimentos não conseguem lidar com interrupções em 24 horas

16/04/2024

Pesquisa global com 1.800 líderes de cadeias de suprimentos revela que tempo médio de resposta é...

Categorias