28 março, 2024

Últimas:

Arqueólogos descobrem mural pré-hispânico de 3,2 mil anos no Peru

Anúncios

Um mural pré-hispânico de mais de 3,2 mil anos foi descoberto em um centro cerimonial parcialmente destruído por agricultores no norte do Peru, anunciaram arqueólogos peruanos.

“Encontramos casualmente um mural de mais de 3,2 mil anos de idade em uma ‘huaca’ pré-hispânica, situada em um terreno agrícola da região de La Libertad”, disse o arqueólogo Feren Castillo à agência de notícias France Presse.

Anúncios

A pintura fica sobre um fundo branco e os desenhos das figuras se destacam pelas cores ocre, amarela, cinza e branca.

“O mural com a figura de uma aranha com uma faca se encontra em um edifício de aproximadamente 15 metros de diâmetro por 5 metros de altura'”, detalhou Castillo.

Anúncios

Arqueólogos descobrem mural feito há 3,2 mil anos no Peru — Foto: Andina/ AFP
Arqueólogos descobrem mural feito há 3,2 mil anos no Peru (Fotos: Reprodução)

A aranha é uma divindade própria da cultura Cupisnique e aparece com mais frequência em seus vasos e pratos de pedra. A imagem é associada à fertilidade.

Descoberta por Rafael Larco em 1930, a cultura Cupisnique se desenvolveu durante a Época Formativa, há 3 mil anos, nos vales de Virú e na região de Lambayeque.

“Uma das evidências desta estrutura arqueológica é que sua localização é estratégica por estar perto do rio. A iconografia que estamos observando a olho nu, porque ainda não foram feitas pesquisas, é que foi um templo dedicado às divindades da água”, disse à agência Andina o arqueólogo Régulo Franco.

Franco é conhecido por encontrar o fardo funerário da Senhora de Cao, considerada uma das mulheres mais poderosas do período pré-hispânico.

Patrimônio sendo destruído

A descoberta ocorreu por acaso há duas semanas, em um terreno agrícola em um vale na província de Virú, na região de La Libertad, a 500 km ao norte de Lima.

No terreno, com apoio de máquinas, agricultores semearam abacates e cana-de-açúcar, destruindo parte do patrimônio.

“Nós pedimos ao ministério da Cultura que intervenha, mas com a pandemia é difícil”, afirmou Castillo.

Fonte: Yahoo!

Últimas

Lifezone Metals fecha colocação privada de US$ 50 milhões em debêntures conversíveis sem garantia

28/03/2024

Anúncios A Lifezone Metals Limited ( NYSE: LZM )tem o prazer de anunciar o fechamento em...

Categorias