09 de maio, 2024

Últimas:

Arqueólogos apontam real motivo da derrocada dos maias

Anúncios

O Império Maia foi um dos maiores que habitou a Terra e que se tem notícia. Tão grande como sua extensão, porém, foi sua derrocada, que começou nos primeiros séculos depois de Cristo.

Intrigados com a velocidade impressionante com a qual os maias desapareceram, arqueólogos dos Estados Unidos e do Reino Unido se uniram em uma pesquisa. E o resultado dela foi surpreendente.

Anúncios

Não que o motivo encontrado pelos pesquisadores seja o único responsável pela derrocada maia. Mas é, com certeza, decisivo: trata-se de duas mudanças climáticas bruscas que aconteceram na Terra.

templos-maia-2-290316

Anúncios

A primeira delas, que ocorreu no século 9, por volta de 820 d.C., foi responsável por acabar com a porção sul do império. A área corresponde ao que atualmente conhecemos como Guatemala e Belize.

A segunda mudança climática gigantesca aconteceu cerca de dois séculos depois, entre os anos de 1020 e 1100 e foi crucial para acabar de vez com os maias. Nela, a parte norte foi a mais afetada.

templos-maia-3-290316

Durante a primeira seca, especialistas concluíram que os maias do norte prosperaram bastante. Cometeram, porém, o erro de não se prevenir e acabaram como seus iguais do sul. Todo modo de vida dos maias era bastante baseado na utilização de água.

Muito baseados na agricultura, eles simplesmente não conseguiram se restabelecer após as secas. Com isso, as colheitas diminuíram e com elas o poder político das autoridades. Assim, o tecido social se desfez e culminou em um êxodo da população atrás de água e comida. E, assim, se desfez um dos impérios mais poderosos da História.

Fonte: Yahoo!

Últimas

Comércio online de roupas oferece conveniência e atrai venda

Comércio online de roupas oferece conveniência e atrai venda

09/05/2024

Consumidores compram itens de vestuário com frequência e possuem marcas preferidas.

Categorias