Anúncios
Moradores do interior de São Paulo que repararam no céu durante esta quarta-feira (11) foram surpreendidos por um arco-íris que se formou ao redor do Sol. O anel colorido é conhecido como “halo solar” e foi registrado em diversas cidades da região de Sorocaba e Itapetininga (SP).
O professor e físico Marco Antonio Centurion Medeiros explicou que o fenômeno acontece quando a luz do Sol, ou da Lua, atravessa uma parte da alta atmosfera – que varia de cinco a 15 quilômetros -, onde estão presentes cristais de gelo.
Anúncios
“Ao atravessar esses cristais, os raios solares sofrem refração e suas direções são alteradas, devido a mudança em suas velocidades de propagação, justamente por entrarem no meio material translúcido formado pelo gelo desses cristais. Trata-se do mesmo princípio ocorrido em um arco-íris”, explica Marco.
De acordo com o físico, o fenômeno acontece em épocas de maior ocorrência de chuvas, nos momentos que as nuvens se dispersam, facilitando a passagem da luz solar.
Anúncios
Para Ezequiel Pereira Pinto, morador de Iperó (SP), a visão foi uma surpresa. Ele contou que só havia presenciado o halo lunar, que é quando o fenômeno ocorre com a lua. “Achei muito legal e bem diferente”, disse.
Essa não é a primeira vez que o fenômeno é visto na região. Em outubro de 2022, um morador de Ibitinga (SP) e moradores de Sorocaba (SP) também registraram o “arco-íris no sol” (veja abaixo).
Fonte: G1