Anúncios
A Arca de Noé existe. Ela não tem muito a ver com a passagem do Velho Testamento, mas desempenha uma importância singular para a preservação de vegetais. Essa, inclusive, é a principal diferença entre as histórias: a atual armazena apenas plantas.
O compartimento se chama Svalbard Global Seed Vault, (Silo Global de Sementes de Svalbard – em português), e foi construído na Noruega. Trata-se de uma estrutura lacrada e montada na base da montanha de Platåberget, que se localiza na ilha de Spitsbergen.
Anúncios
Os responsáveis pelo projeto armazenam sementes da maioria das espécies vegetais. O mais interessante: o governo norueguês gastou 9 milhões de dólares na construção do compartimento, que foi inaugurado em 26 de fevereiro de 2008 e não tem fins lucrativos.
Anúncios
Ainda falta muito para preencher toda capacidade da “arca”, que é de 2,25 bilhões de sementes, mas ela já está na iminência de se tornar a maior reserva de sementes do mundo. A lista de sementes disponíveis Para verificar a lista de sementes, clique aqui.
LOCAL ESCOLHIDO ‘A DEDO’
O compartimento foi construído no ponto habitado mais próximo do Pólo Norte, e isso tem um motivo. O local tem temperatura média de -18°C, ideal para preservar as sementes mesmo que seu sistema de refrigeração falhasse.
Os noruegueses pensam na sobrevivência da humanidade: a prioridade é dada a plantas que possam servir de alimento, o que garantiria a sobrevivência se houvesse uma catástrofe em escala global.
Fonte: Yahoo!