23 abril, 2024

Últimas:

Apresentadoras de TV no Afeganistão desafiam ordem talibã de cobrir rosto

Anúncios

As apresentadoras das principais redes de televisão afegãs foram ao ar, neste sábado (21), sem cobrir seus rostos, desafiando a ordem dos talibãs e se negando a se submeterem à interpretação do grupo sobre o Islã.

Desde que voltou ao poder no ano passado, os talibãs impuseram uma série de restrições à sociedade civil. Muitas delas visam a limitar os direitos das mulheres.

Anúncios

Apresentadora com o rosto descoberto no Afeganistão (Foto: Reprodução)

No início deste mês, o chefe supremo dos talibãs emitiu uma ordem, segundo a qual as mulheres devem se cobrir completamente em público, incluindo o rosto e, de preferência, com a burca tradicional. Antes, bastava um lenço, cobrindo o cabelo.

O temido Ministério afegão para a Promoção da Virtude e Prevenção do Vício ordenou às apresentadores de televisão que fizessem isso até sábado. Mas as jornalistas dos canais TOLOnews, Shamshad TV e 1TV foram ao ar, ao vivo, sem esconder o rosto.

Anúncios

Mulheres com burca em protesto em apoio ao regime talibã em frente à embaixada dos EUA em Cabul (Foto: Reprodução)

“Nossas irmãs temem que, se cobrirem o rosto, a próxima coisa que vão dizer a elas é que parem de trabalhar”, explicou o chefe de notícias da Shamshad TV, Abid Ehsas. “Esta é a razão, pela qual eles não respeitaram a ordem até agora.”

O porta-voz do Ministério da Promoção da Virtude e Prevenção do Vício, Mohamad Sadeq Akif Mohajir, alertou que essas mulheres estavam violando a determinação dos talibãs.

“Se não acatarem, falaremos com os responsáveis”, disse Mohamad. “Todo mundo que vive sob um sistema – e um governo, em particular – deve obedecer às leis e ordens desse sistema, então eles devem aplicar a ordem.”

Os talibãs ordenaram que as mulheres que trabalham no governo sejam demitidas, se não cumprirem o novo código de vestimenta. Os funcionários também correm o risco de serem suspensos se suas esposas, ou filhas, não acatarem a ordem.

Fonte: Yahoo!

Últimas

Educação ambiental é integrada à formação de cidadãos

Educação ambiental é integrada à formação de cidadãos

23/04/2024

A educação ambiental nas escolas vem ganhando grande destaque entre a comunidade, entretanto, a forma como...

Categorias