05 de julho, 2025

Últimas:

Aprender escultura ficou mais fácil. Artista lança curso em Botucatu

Anúncios

O Estúdio Oficina de Criaturas, em Botucatu, do artista plástico Renato Fernandes, está abrindo as portas para interessados em aprender técnicas básicas de escultura. “Existe uma infinidade de materiais para escultura e cursos específicos para esses materiais. A ideia das aulas é não focar apenas no material, mas sim no aprendizado de técnicas essenciais para o trabalho com o material que o artista tiver em mãos”, explica Fernandes.

Para facilitar esse aprendizado e garantir aos futuros alunos uma experiência única e mais proveitosa, as turmas serão bastante reduzidas. “Para trabalhar com a linha de aprendizagem de cada indivíduo, vamos desenvolver aulas com no máximo três pessoas, com duas horas por semana, sem fixar um dia certo da semana, ou até mesmo a presença do aluno no estúdio. Em uma semana o aluno pode ter a segunda-feira pela manhã livre para as aulas e na outra, o dia livre seja a quarta-feira, no período da tarde, discutiremos essas datas em cada aula, e quando o aluno não puder comparecer pessoalmente as aulas ocorrerão através de vídeo-aula ao vivo pela internet. Possibilitando inclusive aulas à distância”, explica.

Anúncios

Para desenvolver o projeto, será utilizado como material o “Oil Clay”, o que não descarta a possibilidade da pessoa utilizar técnicas similares em outros materiais, como Biscuit, Cerâmica Plástica, Argila, Durepoxi, entre outros materiais. “Para garantir essa configuração, vamos trabalhar com os alunos o personagem que ele escolher, do sexo masculino, e que não seja hiper-realista. Se o aluno quiser fazer um Batman, por exemplo, ele fará o Batman nas aulas, mas aquele dos quadrinhos, não o Ben Aflleck ou o Christian Bale, pois nesses casos entraremos no hiper-realismo. Para chegar nesse nível, primeiro é fundamental desenvolver as técnicas básicas que mostraremos em nossas aulas”, diz o artista.

Renato Fernandes tem a escultura e aulas de arte e artesanato pela internet como principal fonte de renda há mais de cinco anos, porém a sua experiência se estende a um período que remonta a infância. “Aos 13 anos de idade eu trabalhei no ateliê do artista Lajur Oliveira e nunca parei de esculpir, mesmo quando estava trabalhando em outra atividade. A escultura era uma profissão paralela que acabou ganhando corpo, mas foi com o escultor, e hoje tatuador, Logan Barros, que percebi o potencial dessa arte na educação e formação artística. São quase 29 anos acumulando conhecimento em vários materiais”, ressalta.

Anúncios

Quando cita materiais, o artista ressalta que ao longo desse período desenvolveu técnicas de trabalho em Durepoxi, Argila, Oil Clay, Resina, Silicone, Látex, Gesso, Isopor, EVA, Couro, Plástico (Impressão 3D), Papietagem, Papel Machê, Biscuit, Cerâmica Plástica, entre outros.

“Profissionalmente, trabalho com máscaras, mas são anos dedicados a uma arte e não ao material. Alguns dessa lista conheço profundamente, sabendo até mesmo os segredos e detalhes por trás da fabricação do material, como o Oil Clay”, explica

Essa gama de possibilidades é o que dá ao artista a segurança para esse tipo de projeto. “O aluno pode até mesmo escolher o material que lhe é mais familiar, que substituiremos o Oil Clay por esse material específico. Não recomendo essa configuração, mas está aberta ao aluno a possibilidade” ressalta.

Informações sobre inscrições no curso podem ser obtidas no Facebook do artista: facebook.com/renato.fernandes3 ou na página do Estúdio Oficina de Criaturas.

 

Fonte: Jornal Leia Notícias

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios Levantamento oficial mostra alta procura por uniões civis no primeiro semestre do ano Botucatu registrou 446 casamentos civis entre...

Categorias