Aprenda a organizar as suas compras durante os períodos de lockdown

AdSense Postagem 01

Postagem Única 01 Mobile

Para nos mantermos isolados socialmente e cumprir a quarentena e o lockdown é importante estarmos preparados com alguns aspectos e um deles são as compras de mercado.

Antes de tudo, precisamos sentar e anotar todas as coisas fundamentais que precisamos ter neste período, a parte mais difícil talvez seja definir a quantidade que devemos estocar em casa, pois não podemos exagerar e esvaziar os supermercados, mas por outro lado é interessante montar uma quantidade que sirva por um longo tempo, evitando a saída para o mercado cada vez que acabar um item. 


Antes de sair e fazer suas compras, há detalhes que não podemos deixar passar, que são os cuidados de higiene para evitar a contaminação do vírus. Primeiro, vamos lembrar de que apenas uma pessoa da família deve sair às compras, se possível utilizar luvas para ir ao supermercado e descartá-las quando voltar. E deve-se seguir a orientação é manter um distância segura das outras pessoas. Sempre use máscara e nada de conversar com conhecidos durante os períodos que estiver fora de casa. Agora, vamos à lista de compras:

Analise sua despensa

Foto: Pixabay

Para evitar compras desnecessárias é importante primeiro verificar o que você já tem em casa. Aproveite para ver a validade dos alimentos e selecionar os que devem ser consumidos primeiro. Dessa forma, você evita desperdiçar alimentos e também a comprar coisas além do que realmente precisa.

Agora, você pode definir quais são os itens faltantes em sua casa e começar a sua lista de compras. 

Durabilidade
Escolha itens com maior tempo de durabilidade, alimentos não perecíveis como o arroz, feijão, macarrão e quinoa podem ser colocados em seu cardápio. Estes alimentos duram por mais tempo e você pode deixá-los para consumir quando os outros já tiverem acabado.


Laticínios como queijo e iogurte normalmente duram até duas semanas, então é preciso avaliar o tanto que você irá consumir neste tempo para evitar que estes alimentos estraguem. Lembre-se das demais pessoas, elas também precisarão comprar alimentos, então, modere a quantidade de itens colocados no carrinho.

Foto Pixabay


Os principais alimentos em que precisamos ter cuidado são as frutas e legumes que duram poucos dias. Bananas e tomates estragam mais rápido, portanto você deve comprar o essencial para os primeiros dias da quarentena. Laranjas, maçãs, batatas, cebolas e cenouras duram por mais tempo, então você pode consumi-los até na segunda semana de quarentena. Deste modo, você deve analisar o quanto conseguirá consumir para evitar um grande estoque de comida que poderá estragar.

Alimentos congelados

Aprenda a organizar as compras na quarentena

Alguns itens podem ser congelados sem perder o sabor e os nutrientes. Congelar pode ser uma boa opção para guardar legumes por mais tempo ou mesmo para congelar aqueles alimentos que você deveria ter consumido na primeira semana, mas acabaram sobrando. Brócolis e espinafre são vegetais que podem ser congelados e após cozidos a vapor. Algumas frutas como a banana podem ser congeladas antes de apodrecerem e posteriormente serem utilizadas em smoothies e vitaminas.
Outra dica importante é organizar os alimentos no freezer em pequenas porções para as refeições e etiquetá-los com o nome e data de validade.

Tirar da embalagem original pode ajudar a liberar mais espaço no freezer e a organizar melhor os alimentos.


Evite o desperdício

A escolha dos alimentos também deve focar em selecionar legumes, verduras e frutas que possam ser utilizados por inteiro. Algumas cascas, folhas e talos podem ser muito bem aproveitados em outras receitas ao invés de serem jogados fora. Essa é uma forma de evitar o desperdício de comida, uma prática essencial para evitar a escassez de alimentos nessa quarentena.


Essa é também uma boa forma de experimentar novas receitas, por exemplo, você sabia que os talos das verduras podem ser triturados e incorporados em massas de pães, bolos e panquecas?
Também é possível usar as folhas cruas de cenoura e beterraba em saladas. As de rabanete e couve-flor podemos utilizar para refogar.
Outra dica é que as sementes da abóbora podem ser trituradas e utilizadas como farinha no preparo de bolos e pães.

Aprenda a organizar as compras na quarentena

Saber aproveitar as frutas e legumes por inteiro auxilia muito na hora de ir às compras. Pense, com um alimento você pode fazer de 2 à 3 receitas e assim, diminuir a quantidade de outros alimentos a serem comprados. Isso contribui para o equilíbrio das compras. Fique atento aos suprimentos básicos, elabore sua lista e faça suas compras.

Quando voltar do mercado, não esqueça: tire seus sapatos, suas roupas, carteira, bolsa e chaves e os deixe separados para higienizar. Higienize também todas as compras que trouxe e se puder tome um banho ou então, higienize todas as partes expostas, não esqueça dos celulares, óculos e relógio.

Assim, você faz a sua parte e se prepara para enfrentar os dias de isolamento certo de que não irá faltar comida!

Conteúdo Original Claudia

Postagem Única 02 Mobile

Anunciantes