24 abril, 2024

Últimas:

Aposentado cultiva horta em formato de coração e doa todas as verduras no interior de SP

Anúncios

Um aposentado de 74 anos dedica seu tempo no cultivo de uma horta comunitária que chama atenção em Bocaina (SP) pela forma como as verduras são plantadas, além do exemplo de solidariedade.

Todas as verduras, que são cultivadas em formato de coração, são doadas para moradores da cidade, entre eles muitos que não têm condições de comprar o alimento. Tudo cuidado com muito amor por Antônio Guica, que é carinhosamente conhecido como seu Guica.

Anúncios

O formato de coração é uma novidade na horta que ele já cultiva há mais de um ano. O formato diferente que chama a atenção é uma homenagem às mulheres que estão grávidas e também às pessoas em tratamento contra o câncer.

“Eu sempre quis fazer algo diferente e pensando em homenagear essas mulheres que estão esperando um filho e quem está na luta contra câncer, e nada melhor que corações, que são o símbolo do amor. Esse sentimento que é difícil de explicar, mas tão fácil de sentir”, conta o aposentado.

Seu Guica é quem providencia o que vai ser cultivado, planta as hortaliças e cuida de cada uma delas com carinho. E ele faz isso, com muito amor envolvido, para pessoas como as irmãs Mariza e Marivone Frasson.

Anúncios

Elas estão em tratamento contra o câncer, e os alimentos que elas recebem aqui, estão ajudando na recuperação.

Aposentado cultiva horta em formato de coração em Bocaina (Foto: Rafael Ferraz / TV TEM)

“É um conforto porque você não tem a preocupação financeira, porque a gente ganha essa verdura e sabe que é um alimento que está sendo muito bem cuidado. Ele fez de coração”, comenta Marivone.

São pelo menos 15 corações diferentes, recheados com cinco tipos de verdura. Tem alface americana, alface crespa, rúcula, chicória e almeirão. Mas para ficar pronto pra consumo, é preciso um trabalho delicado que leva pelo menos 60 dias.
Tudo é produzido sem o uso de agrotóxicos, o que está sendo fundamental para gravidez da Daniara Leite. Ela está no oitavo mês de gestação, e o médico receitou apenas produtos naturais para não ter complicações. “Eu sinto que tem uma pessoa que se importa com a gente, não só comigo, mas com o meu bebê”, afirma a costureira.

Aposentado cultiva as verduras que são doadas para moradores em Bocaina  — Foto: Rafael Ferraz / TV TEM
Aposentado cultiva as verduras que são doadas para moradores em Bocaina (Foto: Rafael Ferraz / TV TEM)

Em julho do ano passado, seu Guica inaugurou a primeira horta comunitária ao lado da Santa Casa aberta para toda a população. Com atitudes simples, o aposentado ajuda muitas pessoas.

“Esse é o bem que eu ofereço e eu me sinto muito bem de fazer algo que todo mundo deveria fazer, mas pouco fazem ”, finaliza.

Horta em formato de coração em Bocaina  — Foto: Rafael Ferraz / TV TEM
Horta em formato de coração em Bocaina (Foto: Rafael Ferraz / TV TEM)

Fonte: G1

Últimas

Lucro líquido de R$ 55,3 milhões no 1T24, aumento de 90,1% YoY e margem EBITDA de locações de 72,1%

24/04/2024

Rumo a estabelecer recorde de produção em 2024 de 500.000 m² de ABL

Categorias