26 abril, 2024

Últimas:

Após vistoria, agências do INSS de Bauru e Botucatu são liberadas para realizar perícia

Anúncios

As agências do INSS de Bauru e Botucatu (SP) foram consideradas aptas a funcionar pela Associação Nacional dos Peritos Médicos Federais, que vistoriou as unidades nesta segunda-feira (21).

A agência de Jaú também aparecia na lista da associação para receber vistoria, mas o resultado da análise não foi divulgado. (Confira a lista completa)

Anúncios

De acordo com a associação, a vistoria serviu para constatar se as agências tinham o que a entidade considera o mínimo padrão sanitário exigido para retorno gradual e seguro para o atendimento presencial, após ficar fechada por causa da pandemia de coronavírus.

Após vistoria, agências do INSS de Bauru e Botucatu são liberadas para realizar perícia

Após vistoria, agências do INSS de Bauru e Botucatu são liberadas para realizar perícia

Anúncios

Com o resultado, os peritos destas agências devem se apresentar ao trabalho nesta terça-feira (21). As perícias médicas são necessárias para permitir que os trabalhadores recebam auxílio, retornem ao trabalho ou consigam a aposentadoria.

Nos últimos dias, muitos segurados ficaram sem o atendimento. Apesar do agendamento confirmado, as pessoas tinham que voltar para casa sem a perícia por falta dos peritos médicos. Os agendamentos podem ser feitos pelo aplicativo MEU INSS, no site do INSS ou pelo telefone 135.

Perícias prejudicadas

Agências do INSS na região de Bauru recebem vistoria, mas segurados continuam sem perícia

A situação é fruto da queda de braço entre os médicos e o Governo Federal. Para a associação dos peritos, faltam medidas de segurança para retomar os atendimentos na pandemia, mas para a Secretaria de Previdência, esses profissionais já deveriam estar trabalhando.

Em São Paulo, a Justiça Federal chegou a suspender a reabertura das agências em todo o estado, atendendo a um pedido do sindicado da categoria. Com isso, atendimentos que já tinham sido agendados foram cancelados.

Moradores foram surpreendidos com a agência do INSS fechada em Bauru  — Foto: TV TEM/ Reprodução

Moradores foram surpreendidos com a agência do INSS fechada em Bauru — Foto: TV TEM/ Reprodução

Em Bauru, uma funcionária pública saiu de Agudos para fazer a perícia que estava agendada, mas encontrou a agência fechada no último dia 14. A unidade também registrou filas neste dia.

No dia 16, o INSS conseguiu derrubar a decisão judicial e o órgão anunciou a retomada parcial do atendimento presencial. No centro-oeste paulista, 14 agências reabriram, incluindo Bauru, Botucatu e Jaú.

Mesmo assim, as perícias ficaram prejudicadas. Na última semana, o INSS publicou uma convocação para que os médicos voltassem ao trabalho nas agências consideradas adequadas, sob pena de desconto na remuneração. No entanto, a associação de médicos afirmou que essa convocação seria ignorada.

Fonte: G1

Últimas

Wyda firma parceria com growPack para cooperação sustentável

Wyda firma parceria com growPack para cooperação sustentável

26/04/2024

Segundo Roberto Carvalho, diretor-geral da Wyda Embalagens, o investimento visa a troca de experiências e know-how...

Categorias