22 de junho, 2024

Últimas:

Após tempestade solar que gerou auroras, Nasa registra novas explosões solares

Anúncios

Nos últimos dias, o Sol tem demonstrado uma atividade intensa com a emissão de duas explosões solares, registradas pelo Observatório de Dinâmica Solar da NASA. Esses eventos ocorreram em 14 e 15 de maio.

A primeira explosão solar foi classificada como uma X8.7 e aconteceu na terça-feira, 14. Menos de 24 horas depois, uma segunda explosão, desta vez classificada como X3.4, alcançou seu pico às 4h37 ET do dia 15. Ambas as explosões foram capturadas em imagens detalhadas pela NASA.

Anúncios

De acordo com o site da NASA, explosões solares são erupções massivas de energia que podem afetar seriamente as comunicações de rádio, redes elétricas, sinais de navegação e representar riscos para espaçonaves e astronautas. A classificação das explosões solares segue a escala de intensidade, onde as explosões de classe X são as mais intensas, e os números subsequentes fornecem informações adicionais sobre a força específica da explosão.

Após tempestade solar que gerou auroras, NASA registra novas explosões solares (Foto: NASA)

À medida que continuamos a observar o comportamento do Sol, essas explosões recentes servem como um lembrete da importância do monitoramento contínuo do clima espacial para proteger nossas tecnologias e a segurança dos astronautas em missões espaciais.

Anúncios

As explosões aconteceram poucos dias depois de severas tempestades solares atingirem a Terra e criarem deslumbrantes luzes em céus de todo o planeta. Na última sexta-feira (10), a aurora boreal surpreendeu ao ser visível em todo o Reino Unido, incluindo o sul do país, e até no norte do México, regiões onde sua ocorrência é rara. Simultaneamente, a aurora austral também se manifestou de forma excepcional, sendo avistada no sul da Argentina e do Chile.

Após tempestade solar que gerou auroras, NASA registra novas explosões solares; veja imagens (Foto: NASA)

Fonte: Um Só Planeta

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios Levantamento divulgado nesta semana pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em conjunto com o Fórum Brasileiro de Segurança...

Categorias