23 abril, 2024

Últimas:

Após surto de caxumba em Botucatu, prefeitura reforça a vacinação hoje

Anúncios

Após a notificação de pelo menos 25 casos de caxumba, todos eles de adolescentes, a Prefeitura de Botucatu (100 quilômetros de Bauru) está reforçando a importância da vacinação para evitar que o surto da doença se transforme em epidemia. Neste sábado (29), “Dia D” de vacinação contra a febre amarela em todo o estado, as unidades de saúde da cidade estarão abertas das 9h às 14h e também farão a atualização das cadernetas de vacina.

De acordo com o secretário de Saúde de Botucatu, André Gasparini Spadaro, os casos de caxumba foram registrados em pelo menos quatro escolas da cidade. “O diagnóstico é clínico, não precisa de confirmação laboratorial. Todo caso notificado é dado como positivo”, explica.

Anúncios

Em razão do número de pessoas com a doença, ele afirma que a situação é considerada surto. “A caxumba, na verdade, não é uma doença de notificação compulsória”, diz. “O Ministério da Saúde orienta que notifique os casos apenas quando ocorrem surtos de casos fora do habitual”.

O secretário acredita que, nos próximos dias, os casos de caxumba em Botucatu deverão diminuir. “Com a vacinação das pessoas que tiveram contato com os pacientes de caxumba e as férias escolares, o número de novos casos deve cair expressivamente. Essa é a expectativa”, declara.

Anúncios

Na opinião de Spadaro, surtos como este refletem tendência de relaxamento com a vacinação. Ele ressalta que a mesma situação ocorre em outros municípios, inclusive de outros estados, e cita o caso do jogador da seleção brasileira de futebol Richarlison, que teve a doença confirmada.

“As pessoas têm deixado de valorizar a vacinação rotineira. Acabamos voltando a ter preocupações com doenças que seriam facilmente prevenidas por vacina, como a febre amarela, o sarampo, a poliomielite, a caxumba”, avalia.

VACINAÇÃO

O secretário de Saúde ressalta que a vacinação de crianças e adultos é a única forma de prevenir a caxumba. “Amanhã (hoje), temos ‘Dia D’ de vacinação em todos os postos de saúde de Botucatu com foco em febre amarela, influenza e atualização de todas as demais vacinas, inclusive caxumba”, revela.

As vacinas são oferecidas gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Todas as crianças, adolescentes e jovens de até 19 anos devem ter registrado em suas carteiras de vacinação duas doses com os componentes do sarampo, caxumba e rubéola.

Pessoas de 20 a 49 anos que não apresentarem comprovação vacinal devem receber uma dose da vacina tríplice viral. A vacina é contraindicada para pessoas com histórico de reação após uma dose anterior, usuários com imunodeficiência grave e gestantes.

A CAXUMBA

A Parotidite infecciosa ou caxumba é uma doença contagiosa, viral, aguda, de evolução benigna, que provoca o inchaço doloroso nas glândulas salivares. A caxumba é causada por um vírus que se dissemina de uma pessoa para outra, através da via respiratória (por meio das gotículas ao falar e espirrar, por exemplo), ou então por contato direto com itens que foram contaminados com a saliva infectada.

Os principais sintomas são inchaço e dor nas glândulas salivares, febre, fraqueza, perda do apetite, dor ao mastigar e engolir e dor de cabeça. Não existe tratamento específico para a doença. A indicação médica para esses casos é de repouso, com afastamento por 5 dias após o início dos sintomas, medicações para alívio das manifestações clínicas e observação cuidadosa quanto à possibilidade de aparecimento de complicações.

‘DIA D’Neste sábado (29), será realizado em todo o estado o “Dia D” de vacinação contra febre amarela com o objetivo de facilitar o acesso da população aos postos e, consequentemente, aumentar a cobertura vacinal contra a doença. Todo o território nacional já tem recomendação de vacinação contra a febre amarela devido à circulação do vírus silvestre. Neste ano, até 3 de junho, foram confirmados 66 casos autóctones de febre amarela silvestre no estado e 12 deles evoluíram para óbitos. Também houve a confirmação da doença em 14 macacos. Não há casos de febre amarela urbana no Brasil desde 1942.

Fonte: JCnet

Últimas

MidOcean Energy, subsidiária da EIG, conclui a aquisição de 20% da participação na Peru LNG

23/04/2024

Anúncios A MidOcean Energy (“MidOcean” ou a “Empresa”), uma empresa de gás natural liquefeito (GNL) formada...

Categorias