28 março, 2024

Últimas:

Após recomendação do MP, Diocese de Ourinhos volta atrás e mantém missas somente online

Anúncios

Após anunciar a retomada das missas e celebrações públicas em comunicado divulgado na quarta-feira (21), a Diocese de Ourinhos voltou atrás e acatou a recomendação do Ministério Público e manteve essas atividades apenas de forma online, como já era feito desde o dia 20 de março, com início da quarentena do coronavírus.

No comunicado divulgado na página Facebook, o bispo Dom Salvador Paruzzo orientou aos padres das igrejas da diocese que “abram-se as igrejas, em horários específicos, para a oração pessoal; retome-se a celebração pública da Santa Missa”. O comunicado também falava sobre as medidas de higienização e distanciamento social que deveriam ser tomadas.

Anúncios

Porém, após uma reunião com o promotor de Justiça do MP, Adelino Lorenzetti Neto, o bispo decidiu seguir o decreto estadual e manter as celebrações apenas pela internet, sem a presença dos fiéis na igreja. 

O Ministério Público já havia se posicionado de maneira contrária a retomada das atividades e enviado um documento de recomendação ao bispo.

Anúncios

Em nota, o Ministério Público informou que em conversa pessoal com o Bispo da Diocese de Ourinhos Dom Salvador Paruzzo, ocorrida nessa manhã, ficou decidido em comum acordo que irá se aguardar um melhor momento para o retorno das missas como vinha sendo antes da pandemia.

Diocese de Ourinhos vai retomar as missas presenciais e celebrações públicas  — Foto: Adolfo Lima/ TV TEM
Diocese de Ourinhos volta atrás e mantém missas somente online (Foto: Adolfo Lima/ TV TEM)

O promotor também ressaltou que as decisões foram tomadas de comum acordo após a reunião realizada nesta manhã.

“Dom Salvador se demonstrou preocupado com toda a situação e a necessidade de ajuda espiritual aos fiéis, motivo pelo qual, como ocorreu em outros locais, havia tomado a decisão em questão, ou seja, de retorno das missas, com fundamento no Decreto Presidencial. Após franco diálogo e uma conversa em alto nível, o líder religioso entendeu as ponderações do Ministério Público e reconsiderou sua de decisão, a qual será tomada em um momento mais adequado e seguro”, disse o promotor.

Comunicado do Bispado

Comunico que em reunião ocorrida hoje, 21 de maio de 2020 com o Ministério Público de Ourinhos com atuação na área da Saúde Pública, ficou decidido em comum acordo que irá se aguardar um melhor momento para o retorno das missas como vinha sendo antes da pandemia.

Agradeço ao ponderações apresentadas pelo Ministério Publico e a retomada das celebrações será realizada em um momento mais adequado e seguro.

Exortamos aos sacerdotes que continuem celebrando as missas de maneira privada, sem a presença de pessoas, para o bem do povo de Deus e, se possível, transmitidas pela Internet e outros meios de comunicação.

Dom Salvador Paruzzo
Bispo da Diocese de Ourinhos

Fonte: G1

Últimas

Minas é o melhor destino para viajar e comer bem no Brasil

Minas é o melhor destino para viajar e comer bem no Brasil

28/03/2024

Pesquisa feita pelo Guia Viajar Melhor e publicada no site do Ministério do Turismo, indica Minas...

Categorias