19 abril, 2024

Últimas:

Após chuva de 73 milímetros, nível do Rio Piracicaba sobe 2 metros e fica acima da média

Anúncios

Piracicaba (SP) teve o registro de 73,3 milímetros de chuva entre a manhã de quinta (18) e sexta-feira (19), o que fez com que o nível do Rio Piracicaba subisse dois metros. O manancial estava com profundidade bem abaixo do esperado e agora ultrapassou a média.

O volume foi registrado pela medição da Defesa Civil. Ainda de acordo com o órgão, não foram registradas quedas de árvore, acidentes ou outras ocorrências por conta da chuva.

Anúncios

Já segundo a Sala de Situação das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ), no posto de medição que fica na altura da Rua do Porto, ao longo de 24 horas, choveu 69,5 milímetros.

O nível do Rio Piracicaba subiu 207%, passando de 0,96 metro na manhã de quinta, para 2,95 metros às 12h desta sexta. A média para novembro é 1,67 metro. A tendência é que o nível continue subindo por conta das chuvas na região.

Anúncios

Apesar de ter subido quase dois metros, ainda não há risco de transbordamento. O Rio Piracicaba entra em estado de atenção quando atinge os 3,20 metros, mas só extravasa aos 4,70 metros na região da Rua do Porto.

Rio Piracicaba em novembro de 2020 (Foto: Edijan Del Santo/EPTV)

Em outro ponto de medição no Rio Piracicaba, na altura do distrito de Ártemis, foram registrados 52,8 milímetros em 24 horas. Nesse ponto, o nível do manancial chegou a 2 metros, sendo que a média é 1,20 para o mês de novembro.

Já na captação do Rio Corumbataí, o principal reservatório de abastecimento de água de Piracicaba, foram 67,5 milímetros de chuva ao longo da quinta-feira.

Apesar do volume considerável de precipitação, a quantidade ainda não atingiu a média para o mês de novembro, já que nos primeiros dias praticamente não choveu em Piracicaba. A média varia de 134 a 170 milímetros, dependendo da região da cidade.

Em outubro, Piracicaba registrou pela segunda vez no ano chuvas acima da média histórica.

ARQUIVO: Piracicaba vista de cima em fevereiro de 2020 — Foto: Caroline Giantomaso/g1 Piracicaba
Piracicaba vista de cima em fevereiro de 2020 (Foto: Caroline Giantomaso/g1 Piracicaba)

Previsão

A chuva continua em Piracicaba nesta sexta-feira, conforme previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A cidade deve ter pancadas de chuva e trovoadas isoladas. A temperatura fica entre 19ºC e 27ºC.

Já no sábado (20), pode chover isoladamente em alguns pontos. A máxima é de 25ºC e a mínima de 16ºC.

A probabilidade de chuva diminui no domingo (21) e a temperatura máxima volta a subir, ficando em 31ºC. A mínima é de 14ºC.

Estiagem mais severa

Apesar das chuvas dos últimos dois dias trazerem alívio, a situação hídrica em Piracicaba e região ainda é delicada. Os reservatórios da cidade e da região sofrem ainda com reflexos da estiagem, que foi mais severa em 2021. Desde maio o PCJ alerta para os baixos níveis dos mananciais da região.

Rio Piracicaba em 10 de novembro de 2021 — Foto: Edijan Del Santo/EPTV
Rio Piracicaba em 10 de novembro de 2021 (Foto: Edijan Del Santo/EPTV)

Em junho, o PCJ reativou o Grupo de Trabalho Operação Estiagem (GT-Estiagem). O grupo é responsável por definir medidas coletivas para incentivar o uso consciente da água nas bacias PCJ pela população, indústrias e o meio rural.

Já em setembro o comitê PCJ divulgou um levantamento da situação hídrica na região, mostrando que o cenário pode trazer uma crise hídrica em 2022 pior do que a de 2014.

Na época, Sérgio Razera, diretor-presidente da Agência PCJ, alertou que o pior cenário pode acontecer se não houvesse chuva suficiente a partir de outubro.

Fonte: G1 – Foto: Edijan Del Santo/EPTV

Últimas

Botucatu: Ação contra a dengue neste domingo será em três bairros do Setor Sul da Cidade

19/04/2024

Anúncios Em mais uma ação de combate ao mosquito Aedes aegypti, a prefeitura de Botucatu, através...

Categorias