Anúncios
Fazendinha JK é reaberta para visitação (Foto: Ricardo Rafael / O Popular)
Após quase cinco anos de revitalização, a fazenda do ex-presidente da República Juscelino Kubitschek foi reaberta para visitação, no sábado (17). Conhecida como Fazendinha JK, a propriedade fica em Luziânia, no Entorno do Distrito Federal.
“Tudo na fazenda JK é história, relíquia e por isso a importância da preservação”, destacou a atual proprietária e administradora da fazenda, Rosana de Queiroz.
Anúncios
A Fazendinha JK é um projeto do arquiteto Oscar Niemayer. A propriedade serviu como refúgio para Kubitschek nos seus últimos anos de vida e ainda guarda objetos do político, que morreu em 1976. Entre eles está uma Mercedes-Benz de 1963.
A propriedade foi vendida em 1984 ao casal Lázaro e Walkíria Servo. “Como Dona Sara não entendia muito de administração de fazenda, resolveu vender ao meu sogro e ficou muito feliz na época porque sabia que meu sogro era fã incondicional de Juscelino Kubitschek”, explica Rosana.
Anúncios
Mercedes-Benz que pertencia a JK está na garagem da Fazendinha JK (Foto: Reprodução/ TV Anhanguera)
Segundo os proprietários, mobília e louças utilizadas por JK foram mantidos no local. A fazenda conta com uma biblioteca com quase dois mil livros, quadros valiosos da coleção particular de Kubitschek e até uma maleta de pôquer do ex-presidente.
A propriedade ainda possui com um jardim projetado por Burle Max. Também há uma capela, localizada na parte mais alta, que foi idealizada por Niemayer. O cruzeiro tem inscrições datadas de 1976 e feitas a punho por Juscelino.
Fonte: G1