25 de novembro, 2024

Últimas:

Após acordo com MP, transferência de urso do Zoológico de Piracicaba para santuário é definida

Anúncios

Após um acordo firmado com o Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP), a Prefeitura de Piracicaba (SP) anunciou que o urso-de-óculos do zoológico da cidade vai ser transferido para um santuário de animais no dia 13 de maio.

Juco nasceu no Zoológico Municipal de Sorocaba em junho de 2015 e foi transferido para o Zoológico Municipal de Piracicaba em agosto de 2018. Em outubro de 2021, no entanto, a Promotoria apontou problemas no recinto onde ele estava e foi definido um plano de ação que, entre outras medidas, prevê a transferência do animal para um local mais adequado.

Anúncios

Juco, o urso-de-óculos, no Zoológico de Piracicaba — Foto: Felipe Ferreira/ Prefeitura de Piracicaba
Juco, o urso-de-óculos, no Zoológico de Piracicaba (Foto: Felipe Ferreira/ Prefeitura de Piracicaba)

De acordo com a prefeitura, Juco será transferido para a Associação Santuário Ecológico Rancho dos Gnomos (Aserg), organização não-governamental, em Joanópolis (SP). Em seu novo local, Juco ganhará um recinto construído especialmente para ele, com 2 mil metros e diversos ambientes, informou a administração.

Segundo o santuário, o espaço para o animal tem áreas de contenção, cambiamento, tela ao redor e em cima, uma piscina de 200 mil litros, oca, vários decks, plataformas e troncos, além de ser toda gramada. O santuário é fechado para visitação pública. O transporte será feito em carreta-transporte da associação.

Anúncios

Juco está no Zoo de Piracicaba desde agosto de 2018 — Foto: Divulgação/ Zoológico Municipal de Piracicaba
Juco está no Zoo de Piracicaba desde agosto de 2018 (Foto: Divulgação/ Zoológico Municipal de Piracicaba)

“Fomos até Joanópolis para conhecer o Santuário, que realiza um trabalho muito importante com os animais. A partir daí, continuamos conversando e, para que essa transferência fosse possível, o Santuário precisaria construir um recinto para receber o Juco, o que foi feito. Lá ele terá um local grande e com diversos espaços, como piscina e oca”, afirmou o secretário municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), Alex Salvaia.

Ainda conforme a pasta, Juco está em seu peso ideal, não tem problemas de saúde e nunca ficou doente.

“Em razão de alguns problemas no seu recinto, [o urso] teve que retornar pra área de quarentena. Nesse plano de ação, uma das medidas foi a necessidade de transferência do Juco pra outro estabelecimento mais adequado, que é o Rancho dos Gnomos, logo após a autorização dos órgãos competentes”, explicou a promotora Alexandra Faccioli Martins, em outubro de 2021, sobre o acordo com a prefeitura.

Santuário construiu um recinto especialmente para receber Juco — Foto: Divulgação
Santuário construiu um recinto especialmente para receber Juco (Foto: Divulgação)

Acordo prevê série de adequações

O acordo firmado entre prefeitura e Ministério Público prevê algumas melhorias estruturais no zoológico da cidade. A prefeitura tem até o fim de 2022 para cumprir todos os prazos do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).

As melhorias foram definidas junto ao Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente do Ministério Público (Gaema). A ideia é garantir maior bem-estar e segurança aos animais, e também a funcionários e visitantes.

Entre as adequações previstas no acordo estão a reforma das áreas de cambiamento, que são as pequenas salas dentro de cada jaula; a manutenção no espaço dos tigres, iguanas, jabutis e do serpentário; além de medidas que melhorem o manejo dos animais.

Fonte: G1

Talvez te interesse

Últimas

Líder global em logística em tempo real apoiará a FIFA na entrega do maior e mais inclusivo evento da história...

Categorias