Anúncios
Aos 97 anos de idade, o príncipe Philip, marido da rainha Elizabeth II, do Reino Unido, entregou sua carteira de motorista neste sábado, após se envolver no mês passado em um acidente de trânsito. O Palácio de Buckingham salientou que o príncipe consorte, que tem o título de duque de Edimburgo, tomou essa decisão por vontade própria.
“Após cuidadosa reflexão, o duque de Edimburgo tomou a decisão de entregar voluntariamente sua carteira de motorista”, disse o comunicado.
Anúncios
O acidente ocorreu em 17 de janeiro perto da residência real de Sandringham, onde Elizabeth II e Philip residem durante grande parte do inverno.
O poderoso Land Rover Freelander que Philip dirigia colidiu com um carro Kia no momento em que o príncipe saía de uma rua para pegar a estrada. O príncipe não se machucou do acidente, mas a motorista do Kia sofreu cortes em um dos joelhos, e outra mulher que estava no banco do carona quebrou o pulso. Em contraste, o bebê que estava no banco de trás não foi ferido.
Anúncios
O príncipe disse o sol atrapalhou a sua visão no momento do acidente. O incidente provocou críticas na mídia, que destacou que o príncipe demorou pedir desculpas às mulheres afetadas. Dois dias depois ele recebeu uma multa por dirigir sem o cinto de segurança.
Não há idade limite no Reino Unido para dirigir, mas motoristas com mais de 70 anos devem renovar a carteira a cada três. O duque de Edimburgo se retirou oficialmente da vida pública em 2017, quando tinha 95 anos.
Em 2016, Philip levou em seu carro Barack Obama para almoçar no Castelo de Windsor, durante a visita do então presidente americano ao Reino Unido. O passeio levou Obama a comentar:
— Eu nunca havia andado num carro dirigido por um duque antes. Devo dizer que foi uma viagem bem tranquila.
Dizem que a rainha, que dirigiu caminhões durante a Segunda Guerra Mundial, chocou o falecido rei Abdullah, da Arábia Saudita, então príncipe herdeiro, ao se sentar na poltrona do motorista e levá-lo para um passeio ao redor de sua propriedade durante uma visita do monarca à Inglaterra em 1998. Só recentemente foi permitido às mulheres dirigirem na Arábia Saudita.
Fonte: G1