Anúncios
Muito diferentemente da tragédia de Shakespeare, o casal de peixes-boi Romeu e Julieta teve um final feliz. Após seis décadas em confinamento em um parque aquático da Flórida, eles foram levados à sua nova casa, no zoo de Tampa.
A situação precária de Romeu, que vivia sozinho em um tanque aparentemente imundo, foi denunciada por organizações em uma campanha online. A mídia internacional chegou a apelidar o animal com o “peixe-boi mais solitário do mundo”.
Anúncios
“Os peixes-boi idosos e com sobrepeso Romeu e Julieta estão “gradualmente se adaptando ao novo ambiente”, disse um comunicado do ZooTampa enviado ao portal HuffPost na quinta-feira (14).
Romeu, 67, e Julieta, 61, estavam no Miami Seaquarium desde 1956, de acordo com o jornal The Guardian, que também noticiou a relocação dos animais.
Anúncios
No Brasil, os peixes-boi são uma espécie ameaçada, e ultimamente bastante prejudicada pelas secas que ocorrem na região amazônica, em episódios onde os animais ficam presos em águas rasas e precisam de resgate.
Em novembro, a ONG de proteção animal UrgentSeas postou imagens agora virais mostrando Romeu flutuando indiferentemente em uma piscina, sozinho. As informações da imprensa americana são de que o animal estaria isolado havia meses.
Julieta morava em um recinto diferente com outra fêmea de peixe-boi, Clarity, que “se mudou” para o SeaWorld da cidade de Orlando.
O veterinário-chefe da The Dolphin Company, proprietária do Miami Seaquarium, disse ao HuffPost que a empresa “fez tudo para garantir o melhor do melhor” para os animais, o que eventualmente significou realocá-los.
Na sexta-feira (15), a UrgentSeas postou um vídeo mostrando Romeu e Julieta nadando em seu novo lar, com novos amigos: outros peixes-boi e uma tartaruga. Os dois devem ser tratados, e uma vez liberados pelos veterinários, a intenção da ONG é que sejam levados a um santuário.
Fonte: Um Só Planeta