17 de julho, 2025

Últimas:

Após 40 anos em aquário, tartaruga volta ao mar e nada até o Brasil

Anúncios

Após 38 anos em cativeiro, uma tartaruga brasileira foi devolvida ao mar na Argentina e percorreu mais de 2.000 km até chegar à costa do Brasil. Essa é a história de Jorge, que em março de 1984, foi resgatada por pescadores de Bahía Blanca, no litoral argentino, presa em suas redes, visivelmente debilitada. Em vez de devolvê-la diretamente ao mar, eles decidiram enviá-la a um serviço de resgate, que por sua vez encaminhou o animal para um aquário na cidade de Mendoza, localizada a mais de mil quilômetros do mar.

O macho jovem da espécie Caretta caretta, com cerca de 20 anos, viveu fora de seu habitat natural, preso em um tanque de água doce, quando sua espécie depende de água salgada, e alimentado com uma dieta totalmente inadequada, à base de ovo de galinha e carne bovina, apenas para entreter os visitantes do aquário.

Anúncios

A saga de Jorge, e que virou a estrela do aquário em Mendoza, durou quase 40 anos. Só em 2022, depois de muita mobilização e um abaixo-assinado com mais de 60 mil assinaturas pedindo sua libertação (ou pelo menos a transferência para um centro marinho de verdade), a Justiça argentina finalmente deu ouvidos.

Após 40 anos em aquário, tartaruga volta ao mar e nada até o Brasil (Foto: Reprodução)

Um passo para a liberdade

Há três anos, e quase 40 anos depois de ter sido capturado por engano no mar, Jorge finalmente deixou Mendoza. A bordo de um voo especial batizado de Jorge212, a tartaruga seguiu rumo a Mar del Plata, já na costa da Argentina. Ali, passou a viver em um centro de reabilitação marinha, com cuidados adequados e um ambiente muito mais próximo de seu habitat natural. Jorge precisou se readaptar à água salgada e reaprendeu a capturar a sua própria comida.

Anúncios

A tartaruga foi solta em abril (Foto: Reprodução)

A despedida

No dia 11 de abril, em meio a uma verdadeira operação digna de celebridade, com direito à participação da Prefectura Naval Argentina, algo como a Capitania dos Portos por lá, Jorge, finalmente, voltou ao mar.

Jorge não perdeu tempo: assim que tocou a água salgada, saiu nadando firme na direção certa, rumo ao Brasil, sua “terra natal”. Afinal, como toda boa tartaruga marinha, ela sabia exatamente para onde voltar. Em pouco mais de dois meses, Jorge já percorreu mais de 2.000 quilômetros, um feito e tanto para quem passou quase quatro décadas fora do mar.

Jorge está na costa do Rio de Janeiro (Foto: Reprodução)

Atualmente, Jorge, com cerca de um metro de comprimento, uns 60 anos de vida e pesando 100 quilos, nada por algum ponto da costa do Rio de Janeiro, perto de Angra dos Reis. O monitoramento mostra que ele já cruzou todo o litoral do Uruguai e do sul do Brasil, uma verdadeira viagem de retorno para casa.

Os pesquisadores acham que Jorge está a caminho da região da Praia do Forte, perto de Salvador, seu provável local de nascimento, para encontrar fêmeas da mesma espécie e ajudar a restabelecer suas áreas de alimentação.

Fonte: Um Só Planeta

Talvez te interesse

Últimas

Lista destaca fornecedores de tecnologia que impulsionam crescimento, inovação e sucesso...

Categorias