Anúncios
A tecnologia torna-se uma ferramenta imprescindível na busca por um emprego. Tais avanços são encontrados nas formas como a relação em processos seletivos e contatos com empresas são feitas na última década: desde classificados de vagas a processos seletivos ocorrem de maneira remota.
No meio deste processo, o tradicional currículo (primeiro contato do candidato com a empresa) também passa pela transformação do tradicional papel para plataformas digitais exclusivas voltadas ao recebimento de informações pessoais e profissionais.
Anúncios
Tendo em vista esta realidade já aplicada pelo setor que mais gera empregos em Botucatu, o varejo, o Sindicato dos Empregados no Comércio (Sincomerciarios) criou uma plataforma online e gratuita para a intermediação de currículos entre candidatos e empresas. A funcionalidade está disponível por meio do aplicativo SEC Mobile (apenas para smartphones Android). A iniciativa conta com o apoio da Associação Comercial e Empresarial de Botucatu.
Na ferramenta, o interessado pode enviar o currículo em formato digital (PDF ou JPG), que integrará o banco de dados do sindicato. Será necessária a realização de um pré-cadastro, não sendo necessária a filiação ao Sincomerciarios. Após o envio do documento, a pessoa interessada receberá uma ligação telefônica informando do cadastramento.
Anúncios
As empresas, por fim, informam a entidade sobre a necessidade de funcionários para determinadas funções e receberão as informações dos potenciais candidatos. Segundo o sindicato, todas as empresas cadastradas na entidade receberão informações sobre os currículos.
Lançado em março, o aplicativo já recebeu mais de 150 currículos. Para o presidente do Sincomerciarios, Sérgio Ortiz, a ferramenta tende a tornar a busca pelo emprego mais ágil, ainda em momentos de turbulências econômicas. “Este aplicativo foi criado no intuito de auxiliar na alocação do emprego, não somente de quem já é comerciário, mas também para aquelas pessoas que buscam trabalhar no comércio. É mais um auxílio necessário a quem também se vê afetado por alguma crise ou mesmo uma oportunidade de inserção ao mercado de trabalho”, salienta.
O aplicativo ainda conta com outras funcionalidades, como: conferência da Convenção Coletiva, benefícios, áreas de lazer, além de informações diversas.
O setor comercial é um dos que mais empregam em Botucatu, sendo responsável pela geração de 8 mil postos de trabalho formal, em 2.460 empresas do setor, conforme dados do Ministério da Economia.
Por Flávio Fogueral | Jornal Leia Notícias