Anúncios
Um blecaute causado por falha em uma subestação elétrica de Honduras deixou milhões de pessoas sem luz na América Central nesta segunda-feira (16). Ainda nesta noite, funcionários trabalhavam pelo restabelecimento total da energia elétrica após o apagão que afetou os seguintes países: Honduras, Nicarágua, El Salvador e Guatemala.
A situação mais grave foi justamente em Honduras, cujo território ficou inteiramente sem luz. Estima-se que o apagão tenha afetado cerca de 9 milhões de pessoas no país.
Anúncios
O gerente-geral da companhia hondurenha de energia, Leonardo Deras, afirmou que houve uma falha na interconexão elétrica dos países da América Central. Por volta das 18h (de Brasília), mais de 85% do serviço elétrico havia voltado a funcionar, mas funcionários ainda tentavam retomar o fornecimento total horas depois.
Na capital hondurenha, Tegucigalpa, mais de 600 semáforos pararam de funcionar, o que causou enormes transtornos ao trânsito local. Além disso, imagens da agência Reuters mostram que açougues ficaram sem luz para refrigerar a carne. Os estragos causados pelo apagão ainda não foram contabilizados.
Anúncios
Transtornos na Nicarágua
O incidente também causou transtornos para a maior parte da população da Nicarágua, uma vez que o blecaute atingiu a capital Manágua. Há relatos de que o incidente prejudicou o acesso à internet e até interrompeu a distribuição de água em locais onde o fornecimento é feito por bombas elétricas.
De acordo com a agência Associated Press, as quatro nações afetadas pelo blecaute desta segunda-feira estão na mesma rede de Costa Rica e Panamá – não atingidas pelo apagão.
Fonte: Yahoo!