Com a decisão, a agência impede a comercialização ou preparação dos produtos desses quatro frigoríficos até o resultado das análises. “Bares, lanchonetes e restaurantes também ficam impedidos de utilizá-los durante os 90 dias de interdição”, informou a agência.
Anúncios
A Anvisa informou que essa determinação, os fiscais sanitários dos estados e municípios terão que incluir, dentro da rotina de fiscalização deles, a verificação de uso de algum produto dos quatro frigoríficos.
O tempo de proibição de uso dos produtos, informou a Anvisa, servirá para que os resultados laboratoriais das amostras coletadas nos quatro frigoríficos fiquem prontos.
Anúncios
Os quatro frigoríficos também são alvos de uma medida de recall determinada pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), ligada ao Ministério da Justiça. A Senacon determinou o recolhimento das mercadorias dos quatro frigoríficos citados.
Segundo a Anvisa, a decisão de interditar os produtos ocorreu depois que o Ministério da Agricultura determinou o recolhimento de produtos dos frigoríficos.
Na segunda (27), o Ministério da Agricultura informou que, no caso da Transmeat, a interdição ocorreu apenas na linha de produção de carne temperada. Apesar disso, a assessoria da Anvisa informou que a interdição para uso de produtos da Transmeat por bares, restaurantes e lanchonetes vale para todos os produtos da empresa.
Fonte: G1