Anúncios
Um anta ficou gravemente ferida durante um incêndio em um canavial nas proximidades de uma usina sucroalcooleira, em Andradina (SP), na manhã desta quinta-feira (12).
De acordo com a Polícia Ambiental, o animal não conseguiu fugir do fogo, estava desorientado e debilitado. Após avistar a anta, uma funcionária da usina acionou os policiais.
Anúncios
Por ser de grande porte, foi preciso utilizar uma pá carregadeira para transportá-la e colocá-la na viatura.
A anta foi encaminhada ao Hospital Veterinário de Andradina (SP). Ela vai ser levada, nas próximas horas, por uma equipe da Ong Mata Ciliar de Jundiaí (SP), para uma unidade especializada em cuidados de animais de grande porte que são vítimas de queimaduras.
Anúncios
Segundo a Polícia Ambiental, a espécie corre risco de extinção.
Destruição
Brigadistas de uma usina tiveram bastante trabalho, na tarde desta quinta-feira, para controlar um incêndio que atingiu uma área de cana-de-açúcar, mata e pastagem, no Distrito Industrial Carlos Arnaldo, em São José do Rio Preto (SP) .
Em um dos focos, o redemoinho de fogo impressionou pela altura das chamas. Parte da pastagem de um sítio foi consumida. Com uma mangueira, os moradores faziam o rescaldo. Não há registros de feridos.
O incêndio ocorreu às margens da Rodovia Transbrasiliana, BR 153. A fumaça assustou os motoristas.
No total, três caminhões-pipa de uma usina e um dos bombeiros foram utilizados.
Fogo
Outros incêndios foram registrados na região de Araçatuba (SP), na tarde desta quinta-feira.
Uma grande área foi atingida na zona rural de Castilho (SP) e provocou muita fumaça. O Corpo de Bombeiros, a brigada de incêndios do município e de três usinas da região atuaram no combate às chamas. No total, são quatro focos próximos a três assentamentos e em um condomínio de ranchos. Os incêndios também atingiram uma área de proteção permanente, canaviais e pastagem. Nos assentamentos, o fogo já foi controlado.
Em Itapura (SP), o fogo atingiu uma área extensa de cana-de-açúcar e pastagem, próxima à Rodovia Gérson Dourado de Oliveira, SP 595. Por conta da fumaça, a Estrada Vicinal “Dr. Francisco Egídio de Godoy Moreira” precisou ser interditada por duas horas; mas já foi liberada.
Fonte: G1