Anúncios
Nesta terça-feira (17), é celebrado na China e em outros países asiáticos o Ano Novo Lunar, também conhecido como Ano Novo Chinês. Por este calendário, que tem como base os ciclos lunares, o ano que começa agora é o 4274 – que dá início a mais um ciclo de ano do Cavalo, desta vez um cavalo “de fogo.
Dividido em ciclos de 12 anos, cada ano do calendário chinês é representado por um animal, nesta ordem: Rato, Boi, Tigre, Coelho, Dragão, Cobra, Cavalo, Cabra, Macaco, Galo, Cão e Porco. E cada destes anos combina um dos 12 animais do zodíaco com um dos 10 elementos — Metal, Água, Madeira, Fogo e Terra em suas versões Ying e Yang. Por isso, uma mesma combinação entre animal e elemento se repete somente a cada 60 anos. A combinação deste ano, que começa hoje, é chamada de Bing Wu, que une o elemento Fogo em sua forma Yang ao Cavalo.
Anúncios
China's Chongqing staged a dazzling drone show to welcome the Year of the Horse. These drones painted the night sky with galloping horses and festive Chinese New Year symbols. #YearOfTheHorse #Chongqing #DroneShow #ChineseNewYear pic.twitter.com/luO0DgsFQp
— China Xinhua News (@XHNews) February 17, 2026
O Ano do Cavalo de Fogo é visto pela tradição oriental como uma combinação poderosa. Enquanto o Fogo Yang simboliza energia, iniciativa e paixão, o cavalo está associado à independência e movimento. Na cultura chinesa, expressões que fazem referência a cavalos costumam transmitir ideias de sucesso, protagonismo e impulso contínuo — sobretudo em contextos profissionais. Já o fogo simboliza clareza nas relações e valorização da intuição, disse Adriana Di Lima, consultora em Feng Shui e astrologia chinesa.
“Na energia do ano de 2025, o signo da serpente trouxe o ensinamento e o aprendizado de criar metas e usar estratégia. Esse ano do cavalo tem a forte tendência para que a gente concretize o que planejou”, afirmou ao portal.
Anúncios
O ano chinês que começa hoje vai deste 17 de fevereiro de 2026 até 6 de fevereiro de 2027, quando será começa o ano da cabra. Isso porque, diferentemente do calendário gregoriano, o ano do zodíaco chinês não tem início em 1º de janeiro, pois segue os ciclos de 28 dias da Lua, e não os do Sol. Logo, o Ano Novo Lunar pode cair entre 21 de janeiro e 20 de fevereiro, e geralmente coincide com a segunda lua nova após o solstício de inverno.
Diferente da astrologia ocidental, o Horóscopo ou Zodíaco Chinês atribui diferentes animais às pessoas nascidas em cada ano e, em seguida, projeta traços de personalidade com base nos comportamentos desses 12 animais, lembra a NatGeo. Os bebês nascidos a partir de hoje terão como horóscopo chinês o sigo do Cavalo.

Fonte: Um Só Planeta