16 de novembro, 2024

Últimas:

Animais são sacrificados após suspeita de raiva em Pardinho

Anúncios

Um cavalo, uma égua, e uma vaca tiveram que ser sacrificados na manhã de quinta-feira (1º) em Pardinho (SP) pois, segundo a proprietária, os animais apresentavam sinais de raiva.

De acordo com médico veterinário da Defesa Agropecuária de Botucatu, Guilherme Shin, amostras foram enviadas para o Setor de Zoonoses da Unesp de Botucatu para análise.

Anúncios

Os primeiros resultados, ainda preliminares, começam ficar prontos a partir desta sexta-feira (2). As mortes dos animais fez com que a Vigilância Sanitária de Pardinho estabelecesse estado de alerta para doença.

Casos confirmados

Anúncios

Na região, dois morcegos contaminados pelo vírus da raiva foram encontrados em Botucatu (SP) no mês de janeiro. Ao todo, foram capturados cinco com a doença na cidade. Outros três foram encontrados no fim do ano passado.

Ao todo, a vigilância recolheu 244 morcegos nos últimos meses e está analisando. Segundo o supervisor de saúde ambiental Valdinei Campanucci, os animais contaminados foram encontrados caídos.

A orientação da Secretaria de Saúde da cidade é para que a pessoa não toque no morcego, coloque apenas uma caixa de papelão ou um balde em cima do bicho e acione a Vigilância Ambiental.

O infectologista Carlos Mágno Fortaleza alerta que se alguém tocar em um morcego é preciso imediatamente procurar uma unidade de saúde para tomar soro e a vacina antirrábica.

“O morcego pode passar raiva para humanos e animais através da mordida. Mas também porque, como o morcego se lambe, lambe o outro, ele acaba com a pele toda envolta em saliva. O animal que morre daquele morcego ou uma pessoa que entra em contato com aquela pele do morcego contendo a saliva fica em risco de contrair a raiva,” explica Fortaleza.

inco morcegos com raiva foram encontrados em Botucatu (Fotos: TV TEM/Reprodução)

Fonte: G1

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2.797 da Mega-Sena, realizado na noite deste sábado (16) no Espaço da...

Categorias