Animais do Zoo entram no ‘clima do Natal’ e recebem presentes em Bauru; FOTOS

O clima natalino também chegou ao zoológico de Bauru nesta semana e o Papai Noel tem presenteado os animais com mimos diferentes. Os presentes já foram entregues para alguns dos mais de 600 animais do Zoo.

Assim que a encomenda chegou no espaço dos primatas, as caixas rapidamente foram abertas. A iniciativa parece brincadeira, mas faz parte do projeto chamado enriquecimento ambiental desenvolvido pelos biólogos do zoológico.

“A gente trabalha de uma maneira para deixar o animal mais ativo, colocamos essa surpresa em alguns horários específicos para que ele possa ter um maior bem-estar. São diferentes estímulos para proporcionar uma mudança, um comportamento mais ativo”, explica a bióloga Samantha Bitencourt.

Iniciativa faz parte do projeto de enriquecimento ambiental do Zoo de Bauru — Foto: TV TEM /Reprodução
Iniciativa faz parte do projeto de enriquecimento ambiental do Zoo de Bauru — Foto: TV TEM /Reprodução

Nas caixas de presentes, alimentos diferentes do cardápio diário, frutas mais docinhas, folhas de temperos e objetos que permitem novas sensações. A onça pintada e a onça preta, que são mãe e filho, devoraram as surpresas.

Os presentes de Natal funcionam como estímulos para os animas que vivem no zoo, um ambiente controlado pelos humanos, em que eles estão acostumados a uma rotina, horários de alimentação e dessa maneira, eles são incentivados a ter comportamentos mais naturais como o de caça, fuga, observação, curiosidade, mais próximos dos que vivem na natureza.

“Cada animal tem um comportamento, então a gente precisa conhecer os hábitos deles para criar um estímulo positivo. Tem alguns que gostam mais de observar e assim não trabalham tanto a parte cognitiva, outros já abrem correndo. Para o técnico, o biólogo e o zootecnista é essencial conhecer os hábitos para oferecer esse enriquecimento de forma positiva”, completa a bióloga.

No final do ano, o movimento praticamente dobra no Zoo e esse clima também acaba contagiando os visitantes que acompanham esse momento divertido.

O fluxo durante a semana parece com o de sábado, dia com mais visitantes e com muita gente de outras cidades. A dona de casa Luciana dos reis Correa veio com a família que mora em brotas e aproveitou pra conhecer o lugar.

“Eu vim fazer um exame no Hospital Estadual e como foi bem rápido a gente aproveitou para conhecer o zoológico. A gente mora perto, mas nunca tinha vindo e adoramos, é um passeio para família toda.”

Ação de Natal incentiva comportamentos mais naturais e instintivos  — Foto: TV TEM /Reprodução

O Zoo de Bauru só não abre nos dois próximos sábados, dia 25 de dezembro e 1º de janeiro. Nos outros dias funcionamento normal das 8 às 16h, de segunda a sexta e das 8 às 17h, aos sábado e domingo.

O uso de máscara e as regras de higiene continuam obrigatórias para o acesso ao zoo que custa R$ 5 por pessoa.

Iniciativa é dos funcionários do Zoo de Bauru — Foto: TV TEM /Reprodução

Iniciativa é dos funcionários do Zoo de Bauru — Foto: TV TEM /Reprodução

Estímulos variados são proporcionados com a ação no Zoo de Bauru  — Foto: TV TEM /Reprodução

Estímulos variados são proporcionados com a ação no Zoo de Bauru — Foto: TV TEM /Reprodução

Animais do Zoo de Bauru ganharam mimos em alusão ao Natal  — Foto: TV TEM /Reprodução

Animais do Zoo de Bauru ganharam mimos em alusão ao Natal — Foto: TV TEM /Reprodução

G1