28 março, 2024

Últimas:

Animais de estimação ganham ‘RG’ em projeto de cadastramento em Barra Bonita

Anúncios

É comum que um animal de estimação ganhe um nome de seu tutor. Mas um projeto em Barra Bonita (SP) vai além disso. Os pets também estão recebendo sobrenome e até “RG”.

A ideia do projeto é mapear e identificar cada animal de estimação para evitar abandono, maus-tratos e ainda facilitar a localização da casa dos bichinhos. O documento é emitido pela prefeitura.

Anúncios

A ação está em prática há pouco tempo, e rapidamente ganhou o apoio dos tutores. O objetivo é ter o registro de pelo menos oito mil cães e gatos que vivem na cidade – número estimado pela campanha de vacinação antirrábica.

Documento é emitido pela prefeitura de Barra Bonita — Foto: Tv Tem / Reprodução
Documento é emitido pela prefeitura de Barra Bonita (Foto: Tv Tem / Reprodução)

“Nós fizemos um RG porque ele é como um filho para nós. Toda vez que eu preciso sair e num posso levá-lo é muito difícil deixar ele para trás”, conta Elizandra Medri, tutora do Billy.

Anúncios

Além do “RG” canino ou felino, outra proposta é colocar um localizador nos animais. O localizador pode ser colocado de duas formas nos bichinhos. A primeira é na coleira, que leva um QR Code acoplado. A outra opção é o chip.

“Causa um pouco de desconforto por causa do tamanho da agulha, mas o chip é do tamanho de um grão de arroz e a gente usa técnicas para amenizar esse desconforto”, explica a diretora do Centro de Controle de Zoonoses,

A colocação do chip é feita de graça para moradores de baixa renda e também para os animais que forem adotados.

Ao todo, 250 cães e gatos esperam por um lar em Barra Bonita. No momento da adoção, todos os procedimentos serão feitos pra que os tutores tenham mais tranquilidade na hora de levar o novo companheiro de estimação pra casa.

“Isso vai ajudar muito na localização dos animais que escapam e também no caso de abandono fazer cumprir a lei”, afirma a voluntária Sônia Marchi.

Prefeitura de Barra Bonita também fornece localizador de animais para os pets que são adotados e famílias de baixa renda — Foto: Tv Tem/ Reprodução
Prefeitura de Barra Bonita também fornece localizador de animais para os pets que são adotados e famílias de baixa renda (Foto: Tv Tem/ Reprodução)

Registro animal

O registro deverá ser realizado preferencialmente por meio eletrônico de identificação, mediante microchipagem, ou através de preenchimento da Ficha de Cadastro disponibilizada no site da prefeitura.

No Registro deve conter informações relacionadas ao proprietário, tutor ou cuidador e sobre o animal. Após o preenchimento da Ficha de Cadastro no site do Município, será expedida a Carteira de Registro Animal com numeração única, que deverá ficar de posse do proprietário, tutor ou cuidador do animal.

Em caso de perda ou extravio da Carteira de Identificação Animal, o proprietário poderá acessar o site e imprimir uma segunda via, ou solicitar no CZZ. Se for necessária a transferência de propriedade do animal, o novo proprietário deverá procurar o CZZ atualização de todos os dados cadastrais. A morte do animal de estimação cadastrado também deve ser comunicada.

Fonte: G1 – Foto: Tv Tem / Reprodução

Últimas

A PCI Pharma Services, líder em CDMO, lança seu primeiro relatório abrangente de ESG

28/03/2024

Os destaques incluem metas ambientais baseadas na ciência do clima, capacitação da força de trabalho, foco...

Categorias