Anúncios
Pesquisadores israelenses revelaram nesta quarta-feira dezenas de objetos arqueológicos encontrados em escavações subaquáticas no mar Mediterrâneo. Entre as peças escavadas, está um anel de ouro com uma imagem que remete a figura de Jesus Cristo. A joia ficou submersa por mais de 1.700 anos.
Na pedra no centro do anel, está gravada a figura do Bom Pastor, que veste uma túnica e é acompanhado de um carneiro em seus ombros. A imagem é considerada uma alegoria de Cristo, e, apesar de difundida na arte cristã do período, não é comum de se encontrar em anéis, de acordo com a arqueóloga Helena Sokolov.
Anúncios
Esse e os demais artefatos arqueológicos estavam em dois navios que naufragaram respectivamente há 1.700 e 600 anos, segundo a Autoridade Israelense de Antiguidades (AIA). Os naufrágios se deram entre as cidades de Tel Aviv e Haifa, na costa da antiga cidade de Cesareia. Tratava-se de um porto importante para a região nos tempos do Império Romano do século III.
— Naquela época, o cristianismo ainda vivia seus primórdios, mas era muito evidente que estava se desenvolvendo, principalmente em cidades mistas como Cesareia — disse Sokolov, que é chefe de conservação da AIA.
Anúncios
Fonte: Época