28 março, 2024

Últimas:

Andorinhas ‘invadem’ Borebi antes de partir para migração rumo ao hemisfério norte

Anúncios

Um verdadeiro espetáculo da natureza tem atraído olhares curiosos dos moradores de Borebi (SP). São milhares de andorinhas que tomam conta dos fios, postes e antenas da cidade.

Antes mesmo do sol nascer, as andorinhas chegam para dar bom dia. São milhares de andorinhas dançando no ar. Todos param para ver.

Anúncios

O motorista José Benedito conta que há muito não via uma revoada como essa na cidade. “A última vez que eu vi isso acho que tinha uns 8,9 anos.”

O morador João Veronesi ficou tão encantado que aproveitou para registrar o momento antes que elas vão embora. “Eu trabalho aqui na cidade desde 2013 e nunca tinha acontecido algo assim, então foi uma surpresa mesmo. Agora todos os dias eu fico observando e registrando”, afirma o contador.

Anúncios

Isso é comum com a chegada do outono, época que as temperaturas começam a cair. Ao amanhecer, as andorinhas se reúnem antes de saírem para se alimentarem de insetos em pleno voo. Uma preparação diferente, para longa jornada que vão enfrentar.

Andorinhas voam pouco para se alimentar e depois descansam nos fios (Fotos: TV TEM / Reprodução)

A bióloga Carla Gheler explica que a espécie está se preparando para migrar para o hemisfério norte, fugindo das baixas temperaturas do inverno do país.

“Borebi é um território de reprodução ativo dessa espécie, ou seja, elas chegaram no começo do verão, tiveram todo o seu ciclo reprodutivo e os filhotes nasceram entre fevereiro e março. Agora esses filhotes já jovens e os adultos estão se alimentando, poupando energia para dar início a sua rota imigratória para o hemisfério norte.”

Além de deixarem a paisagem mais bonita, elas ainda ajudam no controle pragas e insetos. “As andorinhas comem insetos de todo o tipo – formigas, percevejos, mosquitos, cupim – e muitos desses insetos são pragas para lavoura ou para cidade mesmo, então elas ajudam no controle dessas pragas”, finaliza.

Bióloga explica que Borebi faz parte da área de reprodução da espécie (Foto: TV TEM/Reprodução)

Fonte: G1

Últimas

Rauva descomplica burocracia para brasileiros que desejam abrir negócio em Portugal

28/03/2024

Anúncios LISBOA, Portugal, March 28, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) — Portugal é um destino cada vez mais...

Categorias