Anúncios
Um verdadeiro espetáculo da natureza tem atraído olhares curiosos dos moradores de Borebi (SP). São milhares de andorinhas que tomam conta dos fios, postes e antenas da cidade.
Antes mesmo do sol nascer, as andorinhas chegam para dar bom dia. São milhares de andorinhas dançando no ar. Todos param para ver.
Anúncios
O motorista José Benedito conta que há muito não via uma revoada como essa na cidade. “A última vez que eu vi isso acho que tinha uns 8,9 anos.”
O morador João Veronesi ficou tão encantado que aproveitou para registrar o momento antes que elas vão embora. “Eu trabalho aqui na cidade desde 2013 e nunca tinha acontecido algo assim, então foi uma surpresa mesmo. Agora todos os dias eu fico observando e registrando”, afirma o contador.
Anúncios
Isso é comum com a chegada do outono, época que as temperaturas começam a cair. Ao amanhecer, as andorinhas se reúnem antes de saírem para se alimentarem de insetos em pleno voo. Uma preparação diferente, para longa jornada que vão enfrentar.

A bióloga Carla Gheler explica que a espécie está se preparando para migrar para o hemisfério norte, fugindo das baixas temperaturas do inverno do país.
“Borebi é um território de reprodução ativo dessa espécie, ou seja, elas chegaram no começo do verão, tiveram todo o seu ciclo reprodutivo e os filhotes nasceram entre fevereiro e março. Agora esses filhotes já jovens e os adultos estão se alimentando, poupando energia para dar início a sua rota imigratória para o hemisfério norte.”
Além de deixarem a paisagem mais bonita, elas ainda ajudam no controle pragas e insetos. “As andorinhas comem insetos de todo o tipo – formigas, percevejos, mosquitos, cupim – e muitos desses insetos são pragas para lavoura ou para cidade mesmo, então elas ajudam no controle dessas pragas”, finaliza.

Fonte: G1