19 abril, 2024

Últimas:

Américas precisam vacinar 700 milhões contra a Covid para ter imunidade de rebanho, diz Opas

Anúncios

A diretora da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), braço regional da Organização Mundial de Saúde (OMS), Carissa F. Etienne (foto), afirmou nesta quarta-feira (17) que a cobertura vacinal nas Américas precisa ser muito alta, com mais de 700 milhões de imunizados, para região alcançar imunidade de rebanho contra a Covid-19. Em contrapartida, menos de 63 milhões já foram vacinados.

“Para se beneficiar da imunidade coletiva proporcionada pelas vacinas, a cobertura deve ser muito alta. Mais de 700 milhões de pessoas nas Américas teriam que ser vacinadas para garantir uma cobertura de 70% da população”, afirmou Etienne.

Anúncios

Apesar disso, a diretora da Opas apontou que a vacinação nas Américas segue lenta, principalmente nos países da porção mais pobre do continente.

“Dois meses após a entrega da primeira vacina contra a Covid-19, quase 63 milhões de pessoas foram vacinadas nas Américas e Caribe. A maioria dos vacinados está em países do Norte. Embora esses números sejam encorajadores, não são suficientes”, afirmou Etienne.

Anúncios

O subdiretor da Opas, Jarbas Barbosa, lembrou que a estimativa de se alcançar imunidade de rebanho com 70% de cobertura vacinal divide a opinião dos cientistas. “Muitos falam que será preciso uma cobertura de até 90%”, ponderou.

“O mais importante agora [neste início da vacinação nas Américas] é salvar vidas, depois pensaremos em controlar a transmissão”, disse Jarbas Barbosa.

Etienne informou que o mecanismo Covax enviará 160 milhões de doses para as Américas no primeiro semestre e pediu que os países se preparem para a imunização em massa e priorizem os trabalhadores da saúde e os idosos.

“Qualquer pequeno atraso [dentro dos países nas campanhas de imunização] pode postergar a vacinação em semanas”, alertou a dirigente.

130 países sem nenhuma vacina

Ainda nesta quarta, o secretário-geral das Nações Unidas (ONU), Antônio Guterres, pediu que países se unam em um plano global de vacinação contra a Covid-19 para diminuir as desigualdades no acesso à vacina, de acordo com a agencia France Presse.

Na abertura de uma sessão especial do Conselho de Segurança da ONU sobre vacinas realizada com ministros das Relações Exteriores, Guterres alertou que somente 10 nações administraram 75% das doses até o momento e que 130 países não receberam nenhuma vacina.

Fonte: Yahoo!

Últimas

O Banco Popular lança uma nova campanha ‘We Follow Your Rhythm’ e introduz a marca sonora

18/04/2024

Anúncios Porto Rico é uma reconhecida plataforma global de talentos musicais, com uma variedade de ritmos...

Categorias