29 março, 2024

Últimas:

Alerta: grávida é o primeiro caso de zika vírus em Bauru

Anúncios

O prefeito Rodrigo Agostinho e o secretário de Saúde de Bauru, Fernando Monti, concederão entrevista coletiva a partir das 15h30 desta terça-feira (26) para anunciar a confirmação do primeiro caso de zika vírus na cidade.

A pessoa contaminada é uma grávida de 32 anos. A gestação é de 21 semanas e o bebê não apresenta anomalias. O bairro onde ela mora não foi informado, por enquanto.

Anúncios

A doença é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo vetor da dengue, que já totaliza 33 casos no município só em 2016. No ano passado, foram 8.543.

O zika vírus vem sendo relacionado a um surto sem precedentes de microcefalia em bebês, que sofrem má-formação cerebral quando a mãe contrai a doença ainda durante a gravidez.

Anúncios

No Brasil, o último boletim do Ministério da Saúde afirma que já foram registrados 3.893 casos suspeitos de microcefalia causados pelo vírus.

Grande parte deles, 3.402, na região Nordeste, onde no início do ano passado houve uma forte epidemia. No entanto, 210 são referentes ao Estado de São Paulo.

Sintomas da zika

Os principais sintomas do zika vírus são similares aos da dengue, porém são mais leves e desaparecem entre 4 a 7 dias,  mas é importante ir ao médico para confirmar se realmente está com a doença. Inicialmente, os sintomas podem ser confundidos com uma simples gripe, provocando:

  • Febre, entre 37,8°C e 38,5°C;
  • Dor nas articulações, principalmente das mãos e pés;
  • Dor nos músculos do corpo;
  • Dor de cabeça, que se localiza principalmente atrás dos olhos;Conjuntivite, que é uma inflamação do olho e que provoca cor avermelhada dos olhos, sensação de picada que leva a lacrimejar, inchaço das pálpebras e secreção amarela;Hipersensibilidade nos olhos, e maior sensibilidade à luz do dia;Manchas vermelhas na pele, que iniciam na face e que se podem espalhar pelo corpo e, que podem ser confundidas com sarampo;Cansaço físico e mental.

Além destes sintomas, também pode ocorrer com menos frequência, problemas digestivos, como dor no abdômen, náuseas, vômitos, diarreia ou prisão de ventre, além de aftas e coceira pelo corpo.

Fonte: Jcnet

Últimas

Vigilâncias em Saúde de Botucatu realizaram uma capacitação sobre prevenção e combate a Dengue, COVID-19 e Influenza

28/03/2024

Anúncios Nesta quinta-feira, 27, responsáveis pelas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) e Residências Terapêuticas...

Categorias