Anúncios
A teoria da relatividade de Albert Einstein é construída com base na ideia de que a velocidade da luz é uma constante – e sempre se mantém a mesma.
A velocidade da luz foi usada para mensurar a idade do universo, e para “ver” os momentos após o Big Bang.
Anúncios
Mas e se Einstein estivesse errado?
Um grupo de pesquisadores acredita que a velocidade da luz pode não ter sido sempre a mesma – e acha que tem como provar isso.
Anúncios
O professor João Magueijo, do Imperial College London, propôs a ideia pela primeira vez nos anos 90, sugerindo que conforme o universo se expandiu, a luz passou a se mover mais rapidamente.
Agora, ele acredita que a teoria pode ser provada usando observações de micro-ondas cósmicas (remanescentes do Big Bang).
“A teoria, que foi proposta pela primeira vez no final dos anos 90, atingiu um ponto de maturidade – ela produziu uma premissa testável,” disse o professor Magueijo.
“Se as observações realizadas em um futuro próximo mostrarem que este número é preciso, elas podem levar a uma modificação na teoria da gravidade de Einstein.”
“A ideia de que a velocidade da luz pode ser variável foi considerada radical quando proposta pela primeira vez, mas com uma predição numérica, ela se torna algo que os físicos podem testar.”
“Se for verdade, isso significa que as leis da natureza nem sempre foram as mesmas de hoje.”
Fonte: Yahoo!