Anúncios
Ao menos cem sessões de hemodiálise que ocorreriam neste sábado (16), no Hospital das Clínicas de Botucatu (HCFMB), foram canceladas. O motivo seria uma contaminação da água que faria parte do procedimento, fato confirmado pela própria unidade de saúde. O fato motivou a confecção de Boletim de Ocorrência e a Polícia Civil iniciou as investigações sobre possíveis causas.
Em nota oficial, a direção do HCFMB informa que antes do início das sessões na manhã deste sábado, os profissionais de saúde faziam a análise da qualidade de água que seria usada no tratamento. Foi constatada que a mesma tinha a presença de ácido peracético, substância usada para esterilização servindo também como fungicidas, viricidas, bactericidas e esporicidas.
Anúncios
Quando da constatação da presença da substância na água, a administração do setor de Diálise determinou a suspensão imediata dos procedimentos. Na sequência foi iniciado trabalho de recuperação da água e a previsão é que as sessões sejam retomadas normalmente neste domingo, 17. Segundo o hospital, nenhum paciente recebeu a água contaminada pelo ácido.
“O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) informa que sua Unidade de Diálise, referência em procedimentos dialíticos no estado de São Paulo desde 1982, segue com rigidez e diariamente todos os protocolos, portarias e padronizações de conduta que priorizam a segurança do paciente. A missão do HCFMB é trabalhar todos os dias com foco em humanização e principalmente na segurança do paciente. Medidas legais foram tomadas e a Policia Civil de Botucatu investiga o caso. O HCFMB está à disposição para colaborar nas investigações e não tolera nenhuma ação que coloque em risco a saúde pública.”, salienta a nota emitida pela unidade de saúde.
Anúncios
Fonte: Flávio Fogueral/Notícias Botucatu