26 de novembro, 2024

Últimas:

Aeroportos e trens da Alemanha param em uma das maiores greves em décadas no país

Anúncios

Aeroportos da Alemanha, trens e ônibus suspenderam quase todas as atividades nesta segunda-feira (27) por conta de uma greve geral por salários compatíveis com a inflação.

A paralisação, de 24 horas, é uma das maiores em décadas no país. Veja o que não está funcionando no país:

Anúncios

  • Os aeroportos de Frankfurt, Munique e Dusseldorf estão entre os que suspenderam a grande maioria voos e ficaram desertos. Só em Frankfurt, 1.200 voos foram cancelados.
  • No total, 380.000 passageiros tiveram voos cancelados, segundo a Associação de Aeroportos ADV
  • Os principais trajetos de trem também foram cancelados pela operadora ferroviária Deutsche Bahn.
  • Trabalhadores do setor de serviço de aeroportos e estações aderiram à greve.
  • Em Colônia, os trens urbanos também pararam.
Trens estacionados na estação central de Munique, na Alemanha, por conta de greve, em 27 de março de 2023. (Foto: Reprodução)
Terminal do aeroporto de Munique quase sem passageiros por conta de greve, em 27 de março de 2023. (Foto: Reprodução)

As greves de 24 horas convocadas pelo sindicato Verdi e pelo sindicato ferroviário e de transportes EVG são as mais recentes em meses de paralisações convocadas nas principais economias europeias.

Mas, ao contrário de outros países europeus com forte tradição de greves, como a França e a Espanha, paralisações conjuntas de diferentes setores na Alemanhã são raras. O país, no entanto, é um dos que mais sofre o aumento de preços de alimentos e de energia.

Os empregados pressionam por aumentos salariais para atenuar os efeitos da inflação, que chegou a 9,3% em fevereiro. A Alemanha, que dependia fortemente da Rússia para obter gás antes da guerra na Ucrânia, foi particularmente atingida pelos preços mais altos, com taxas de inflação superiores à média da zona do euro nos últimos meses.

Anúncios

Passageiro caminha em estação de trem de Munique, na Alemanha, vazia por conta de greve, em 27 de março de 2023. (Foto: Reprodução)

A operadora de trens do país, Deutsche Bahn, chamou a greve de “exagerada”. “Milhões de passageiros que dependem de ônibus e trens estão sofrendo com essa greve excessiva e exagerada”, disse um porta-voz da operadora.

A federação dos aeroportos alemães (ADV) afirmou que a paralisação é uma estratégia “de escalada das greves seguindo o modelo da França”, onde se multiplicam os dias de protesto contra a reforma da Previdência.

Fonte: Yahoo!

Talvez te interesse

Últimas

Data deve movimentar R$ 15,8 bilhões em vendas e tanto varejo físico quanto virtual devem assegurar energia para sustentar as...

Categorias