Anúncios
Uma adolescente de 12 anos morreu enquanto aguardava atendimento no Posto de Pronto Atendimento (PPA) de Casa Branca (SP), na tarde de quarta-feira (22). A família dela reclama da demora para o atendimento.
Heloysa Gabriela Rocha Gomes chegou à unidade com dores e enquanto aguardava pela consulta médica desmaiou e morreu.
Anúncios
O corpo foi enviado Serviço de Verificação de Óbito (SVO) de Mococa para apuração da causa da morte. A Polícia Civil também investiga.
A Santa Casa informou que a menina estava com sintomas leves, como febre e dor de garganta e passou pela triagem e classificação de risco que foi de não-urgente.
Anúncios
“O atendimento lá está muito ruim. Ela ficou esperando duas horas para ser atendida para passar pelo acolhimento. Passou pelo acolhimento, [mas] não tinha lugar para sentar. Ela teve que ficar no carro esperando o atendimento. A hora que minha mãe foi ver no carro, ela já estava desmaiada desacordada. Minha mãe entrou com o carro na emergência aí foram atender ela, mas já era tarde demais”, disse a irmã da jovem, a costureira Mariane Rocha da Silva.
A adolescente ficou do lado de fora da unidade, enquanto a mãe dela ficou à esperado do chamado da consulta e quando foi buscar a filha a encotrou desmaiada.
“Ela foi levada para a sala de urgência, onde foi realizado todos os protocolos necessários para a reanimação dela, mas infelizmente ela veio a óbito”, disse a gestora da Santa Casa, Raquel Piovesan.
O corpo de Heloysa foi enterrado na tarde desta quinta (23) no Cemitério Municipal de Casa Branca.
Ainda de acordo com o hospital, os exames preliminares não constataram dengue ou covid-19.
O caso foi registrado como morte suspeita na Delegacia Seccional da cidade que, segundo a secretaria estadual de Segurança Pública, atua para esclarecer todas as circunstâncias dos fatos.
Comoção
O falecimento da adolescente causou comoção em Casa Branca. A Escola Estadual Dr. Francisco Thomaz de Carvalho, onde ela estudava, publicou uma mensagem lamentando a sua morte.
“Nossa escola está de luto! Perdemos uma aluna tão jovem!😢A Heloísa era uma menina cheia de vida e alegre. Quanta tristeza para os familiares, amigos e colegas de sala. Que os Anjos acolham a Heloísa no reino de Deus. Nossos mais sinceros sentimentos aos familiares!”, dizia a mensagem.
Superlotação
O PPA de Casa Branca tem estado com superlotação por conta dos casos de suspeita de dengue. De acordo com a Santa Casa, atualmente, o atendimento chega a ser quase triplicado.
Normalmente, são atendidos cerca de 150 pacientes, mas com atual demanda da dengue, chega a 400 atendimento diários.
De acordo com a gestora da Santa Casa, foram contratados três médicos e equipes de enfermagem para ajudar no atendimento.
Fonte: G1