27 de outubro, 2025

Últimas:

Acidentes de trânsito causaram 41 ocorrências de falta de energia em Botucatu em 2025

Anúncios

Colisões contra postes e rompimentos de cabos estão entre as principais causas de interrupções no fornecimento de energia, segundo a CPFL Paulista

Entre janeiro e agosto de 2025, Botucatu registrou 41 ocorrências de falta de energia de longa duração provocadas por acidentes de trânsito que danificaram a rede elétrica, de acordo com levantamento da CPFL Paulista. As situações mais comuns envolvem colisões contra postes e rompimentos de cabos aéreos, que causam transtornos tanto aos motoristas quanto à população em geral.

Anúncios

Segundo a concessionária, esse tipo de ocorrência tem impacto direto na rotina da cidade. “Esses acidentes afetam não apenas os condutores envolvidos ou a concessionária. Quando a rede elétrica é danificada o impacto se estende à comunidade. Embora nossos times atuem rapidamente, isolando os circuitos comprometidos para limitar o número de clientes sem energia, as interrupções podem atingir serviços essenciais que exigem funcionamento contínuo, como hospitais e o abastecimento de água”, explica Clauber De Marchi Pazin, gerente de Operações da CPFL Paulista.

Danos mais severos em colisões contra postes

As colisões diretas contra postes estão entre as ocorrências mais críticas, pois geralmente exigem manutenção mais demorada e complexa. Em alguns casos, um único acidente pode danificar vários postes, demandando a substituição das estruturas e a reconstrução de trechos inteiros da rede.

Anúncios

O trabalho das equipes é realizado em duas etapas: primeiro, a remoção de riscos e o restabelecimento da energia para a maioria dos clientes; depois, os reparos estruturais. “Apesar da pronta resposta das nossas equipes, em muitos casos é também necessário aguardar a perícia policial e a retirada do veículo para que possamos iniciar os trabalhos”, completa Pazin.

A CPFL Paulista reforça ainda que os condutores identificados como responsáveis legais pelos acidentes podem ser obrigados a pagar pelos custos dos reparos, que variam conforme o dano causado. O valor de um poste pode ir de R$ 3 mil a R$ 14 mil, dependendo dos equipamentos instalados.

Talvez te interesse

Últimas

Unidade terá sistema elétrico da ABB para suportar produção de aço sem uso de energia fóssil e em escala industrial...

Categorias